Côte D’Azur oferece uma série de hotéis de altíssima categoria — Foto: Divulgação
O destino mais cobiçado para as férias de verão no hemisfério norte é a Riviera Francesa,ou Côte d'Azur como os franceses a chamam. Localizada no litoral sul da França,corresponde à região de Provence-Alpes Marítimos até à fronteira com a Itália,sua paisagem belíssima,que mescla o verde das montanhas com o azul-turquesa do Mar Mediterrâneo,encanta visitantes dos diversos continentes.
Até o final do século XVIII,a região era remota,conhecida principalmente pela pesca,plantação de oliveiras e flores para a produção de perfumes,atualmente é considerada uma das áreas mais luxuosas e sofisticadas do mundo,reduto de celebridades e destino de veraneio,nas últimas décadas,da nata da sociedade europeia. A fama da região ganhou força quando em 1946 a cidade de Cannes tornou-se a sede do Festival Internacional de Cinema,que atrai estrelas internacionais,produtores poderosos e amantes da sétima arte.
Entre o fim do século XIX e o começo do XX,a Côte d'Azur virou moda,o paraíso do "high society",atraindo particularmente as classes altas britânicas,o próprio Winston Churchill era um visitante frequente. Mas reza a lenda que o casal americano Gerald e Sarah Murphy,foi o grande promotor da fama da região. Eles eram inteligentes e elegantes,expatriados na borbulhante Paris dos anos 20,verdadeiras locomotivas sociais,anfitriões de eternas noites de experimentação e hedonismo,forças aglutinadoras de todos os movimentos intelectuais da "Cidade Luz" quando foram convidados pelo famoso compositor Cole Porter a fazer uma viagem ao litoral sul da França,mais precisamente Cap d’Antibes,quando lá chegaram,se apaixonam perdidamente pelo charmoso vilarejo e compram uma grande Villa que batizam de America,onde estabelecem residência aos pés da célebre praia de La Garoupe. Villa America ganha fama rapidamente e atrás do casal Murphy chegam personalidades como F. Scott Fitzgerald e Zelda,Picasso,Cocteau,Hemingway e muitos outros,atraídos pela sedutora atmosfera descontraída,pelo sol,pelo mar,pelo cenário idílico,pelo jazz e pelos prazeres da vida mundana.
Em 1934 o grande escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald publica o belíssimo romance Tender is the Night - Suave é a Noite,considerado por muitos a sua obra prima,que reverbera de maneira inesquecível as temporadas de verão passadas em Cap d’Antibes. Os personagens principais do livro são inspirados nos Murphys que também conta com um capítulo onde o autor celebra o Hotel du Cap-Eden-Roc.
O cenário paradisíaco aninhado na ponta de um promontório rochoso,cercado de pinheiros exuberantes também cativou o fundador do Jornal Le Figaro,Auguste De Villemessant. Quando ele visitou pela primeira vez Cap D’Antibes imaginou a Villa Soleil,um lugar de inspiração para escritores. Os arrojados aristocratas russos Paul de Fersen e depois Alexis de Plestcheyeff acabaram por dar vida à sua ideia e,em 1870,o Grand Hotel du Cap iniciou a sua elegante história. Foi o hoteleiro visionário Antoine Sella quem criou o templo elegante para espíritos criativos e grandes encontros românticos,nascendo a lenda da Riviera.
Côte D’Azur oferece uma imensa gama de hotéis de altíssima categoria,assim como uma gastronomia de excelência. De Hotéis-Palácios a pequenas e charmosas hospedagens,sempre serão experiências para guardar em sua memória afetiva,mas sem dúvida o Hotel du Cap-Eden-Roc,parte do portfólio Oetker Collection,é a grande pérola da hotelaria mundial,e o mais icônico e exclusivo hotel da Riviera Francesa,que ainda abriga o estrelado Restaurante Louroc,pilotado pelo Chef Sébastien Broda que assina um menu criativo que expressa um autêntico diálogo entre o Mediterrâneo e a Provence. O hotel é conhecido pela sua magia atemporal,por preservar a classe e sofisticação de décadas passadas,mas sempre atento ao estilo de vida das novas gerações de clientes,oferecendo experiências interessantes para hóspedes com estilo mais moderno. As suítes foram totalmente remodeladas e a arquiteta brasileira Patricia Anastassiadis foi a escolhida para assinar o design de interiores das três principais áreas de gastronomia,respeitando a memória do hotel,preservando grande parte da estrutura arquitetônica original,mas agregando aos ambientes uma aparência mais suave,uma atmosfera mais contemporânea.
A melhor maneira de conhecer Côte D’Azur é viajar de carro,entre os meses de maio a setembro,dias lindos de céu azul,com temperaturas mais amenas que nos trópicos. Como as distâncias são curtas,você vai conseguir visitar mais do que uma cidade ou vilarejo por dia,além disso,as estradas da Riviera Francesa são lindas,seguras e de altíssima qualidade. Da extensa região,as cidades mais interessantes e charmosas são Antibes,Cagnes-sur-Mer,Cap d'Antibes,Cannes,Èze,Grasse,Juan-les-Pins,Nice,Saint-Jean-Cap-Ferrat,Saint Paul de Vence e claro a famosa e badalada Saint-Tropez. Côte D’Azur oferece muito mais que beach clubs lotados,o charme são os deliciosos programas culturais e alternativos,seguem algumas sugestões:
Museu Renoir localizado no coração do Domaine des Collettes,em Cagnes-sur-Mer,na propriedade que o célebre pintor impressionista passou os últimos anos de sua vida,no coração de um campo de oliveiras e árvores cítricas que oferece um panorama incrível de Cap d'Antibes.
Fundação Maeght,um museu de arte moderna na Colline des Gardettes,ao lado Saint-Paul de Vence,fundado por Marguerite e Aimé Maeght em 1964 e abriga pinturas,esculturas,colagens,cerâmicas e todas as formas de arte moderna. A coleção inclui obras de muitos artistas importantes do século XX,como Pierre Bonnard,Georges Braque,Alexander Calder,Marc Chagall,Alberto Giacometti,Wassily Kandinsky,Joan Miró,entre outros.
Museu Picasso,um dos destaques culturais da Riviera Francesa,localizado no coração de Antibes,entre Cannes e Nice. Instalado no Castelo Grimaldi do século XIV - onde Picasso viveu em 1946 - o museu exibe centenas de obras do mestre modernista.
Jardim Botânico de Èze,a 430m do nível do Mar Mediterrâneo oferece uma vista incrível. Possui mais de 2000 tipos diferentes de cactos,suculentas e vegetação rara em torno das ruínas de um antigo castelo,e rodeado das esculturas do artista plástico francês,Jean-Philippe Richard,influenciado por Rodin,sua obra manifesta uma renovação contemporânea e são esculpidas em argila,imperdível.
O Museu Internacional de Perfumaria - MIP,em Grasse,onde você descobrirá a história do perfume,este acessório de sedução atemporal. Uma coleção de mais de 50.000 objetos,dos quais 2.500 estão expostos ao público,desde matérias-primas até indústria,design,marketing... toda a excelência francesa em perfumaria que os visitantes também podem descobrir. Desde seus primeiros grandes nomes,Coty,Houbigant,Guerlain,Chanel.
Château Minuty,um vinhedo situado perto de Saint Tropez,Côtes de Provence,que possui 110 hectares de plantação e uma bela sede estilo toscano construída em 1890. Minuty foi uma das primeiras propriedades do sul da França a ser classificada como Cru Classé des Côtes de Provence e o vinho Rosé é bem conhecido pelos brasileiros.
E então,sonhando com azul do Mediterrâneo?
1 de 7
Atrações para explorar na Riviera Francesa — Foto: Divulgação
2 de 7
Atrações para explorar na Riviera Francesa — Foto: Divulgação
Pular
X de 7
Publicidade 7 fotos
3 de 7
Atrações para explorar na Riviera Francesa — Foto: Divulgação
4 de 7
Atrações para explorar na Riviera Francesa — Foto: Divulgação
Pular
X de 7
Publicidade
5 de 7
Atrações para explorar na Riviera Francesa — Foto: Divulgação
6 de 7
Atrações para explorar na Riviera Francesa — Foto: Divulgação
Pular
X de 7
Publicidade
7 de 7
Atrações para explorar na Riviera Francesa — Foto: Divulgação
Tenha experiência inesquecível em uma das regiões mais elegantes da Europa
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro