"Estou muito orgulhosa de afirmar o compromisso da União Europeia para com a preservação e desenvolvimento sustentável da Amazónia",afirmou Jutta Urpilainen,após a cerimónia de assinatura de compromisso,realizado num hotel da cidade brasileira do Rio de Janeiro,à margem das reuniões do G20.
A Amazónia,definiu a responsável europeia,"é um tesouro natural indispensável para a biodiversidade do planeta".
Em 2023,o Governo brasileiro assinou contratos com o Reino Unido,a Alemanha,a Suíça e Estados Unidos no valor de 726 milhões de reais (135 milhões de euros),depois de as doações terem sido congeladas durante o mandato de quatro anos de Jair Bolsonaro (2019-2022)
Por outro lado,o Governo está a negociar a entrada de mais 3,1 mil milhões de reais (580 milhões de euros) já anunciados por cinco doadores,entre os quais os hoje anunciados pela União Europeia.
Segundo Jutta Urpilainen,a doação hoje anunciada vai "possibilitar a ação na luta contra a desflorestação" na região.
Ainda na mesma ocasião,a comissária europeia anunciou o apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza,que será anunciada na quarta-feira,durante o G20,e liderada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na qual as autoridades brasileiras querem recolher o máximo de apoio possível.
"O Brasil pode contar com a União Europeia para ajudar a tornar essa prioridade uma realidade",disse.
A Aliança vai ser lançada numa reunião que contará com a presença de ministros de vários países,entre os quais o ministro dos Negócios Estrangeiros português,Paulo Rangel.
Jutta Urpilainen estará no Rio de Janeiro entre hoje e quarta-feira a 24 de julho,para chefiar a delegação da União Europeia nas reuniões ministeriais do G20 sobre Desenvolvimento e da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Hoje,a Comissária também abriu,também no Rio de Janeiro,o IV Fórum União Europeia - Brasil: Políticas e economias nas transições verde e digital para um desenvolvimento justo e inclusivo,num evento que serve de plataforma para que autoridades e empresas explorem oportunidades,desafios e desenvolvam estratégias.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro