The Bear — Foto: Disney
GERADO EM: 25/07/2024 - 06:24
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Numa cena da terceira temporada de “O Urso”,a chef Andrea Terry (Olivia Coleman) fala a um grupo de colegas sobre sua trajetória profissional. Ela rememora o início da carreira,quando trabalhou num restaurante em Londres. Diz que ao longo de sete anos viu fregueses crianças se tornarem adolescentes,e adolescentes,por sua vez,virarem adultos. “No fim das contas”,frisou,“as pessoas não se lembram da comida; elas se lembram mesmo apenas das pessoas”. A pensata é pura metalinguagem. Ambientada num restaurante,a série pode até parecer ser sobre comida. Mas não é. Ela se fixa em seus personagens,nos tropeços deles,em sua luta diária e em sua evolução. O que Terry verbaliza é a frase-guia da história.
Na terceira temporada,as relações continuam importando mais que os pratos mais refinados que aparecem na tela. Esta nova leva de episódios (são dez,na Disney+) promete repetir o feito do passado e levar uma chuva de prêmios. Merecidos. A trama se aprofunda nos conflitos. O roteiro é uma faca afiadíssima e a direção,excepcional.
The Bear — Foto: Disney
Desde a estreia,“The Bear” encantou e surpreendeu por confundir linguagens. É um drama,mas com grande parte das cenas filmadas como se fosse um reality. A situação de confinamento é uma constante. Tudo parece ao vivo,com a voltagem lá no alto e o pé afundado no acelerador. A câmera raramente está aberta numa paisagem. Ela fica quase sempre fechada no rosto dos atores. Esse foco máximo na emoção é um instrumento de manipulação do espectador. O público embarca naquela montanha-russa de discórdia,de gritaria e de cansaço. Carmen (Jeremy Allen White) não é só um chef talentoso. Ele é obsessivo para além da gastronomia — seja quando esfrega uma bancada da cozinha,seja ao ajeitar uma estante. Seu desespero na busca pela perfeição idealizada contagia toda a história. É a alavanca de quase todos os conflitos. O restaurante,principal cenário,é um lugar de brigas e relações abusivas entre pessoas que se amam mas não deixam esse afeto fluir.
“The Bear” é ao mesmo tempo uma das melhores séries em cartaz e recheada de cenas difíceis de assistir.
The Bear — Foto: Disney
Destaco dois momentos excepcionais. O primeiro episódio é encantador. Quase sem diálogos,ele parece até um clipe. Voltar ao ar depois de um longo hiato com um capítulo tão diferente de tudo é uma mostra de coragem. Assim,de cara,“The Bear” consegue,mais uma vez,subverter padrões. E o oitavo,com uma participação arrebatadora de Jamie Lee Curtis — não vou detalhar para desviar do spoiler.
Jamie Lee Curtis/The Bear — Foto: Disney
Os personagens se desenvolvem num arco primoroso desenhado pelo roteiro. O elenco é excelente,sem degraus. Os personagens são acareados o tempo todo com seus monstros pessoais. Assim,“The Bear” não facilita a vida de ninguém — nem a deles nem a do público.
Se prepare para comer o peixe com espinhos mais delicioso do streaming.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro