Pessoas de máscaras em transportes públicos — Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo
GERADO EM: 04/09/2024 - 04:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O Rio de Janeiro registrou aumento nos indicadores usados para monitorar casos de Covid-19. Um boletim divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES),referente ao período entre os dias 18 e 24 de agosto — tecnicamente definido como a “semana epidemiológica (SE) 34” —,aponta um salto na taxa de positividade dos testes. O aumento foi de 2% (na SE 30,entre os dias 21 e 27 de julho) para 13% (na SE 34). Também subiu o número de solicitações de leitos: passaram de 550 pedidos (SE 30) para 629 (SE 34).
Saiba mais: mulher é morta a facadas por ex-marido dentro da própria casa em Sepetiba,na Zona Oeste do RioConfira também: PM da UPP Adeus-Baiana é preso por trocar fuzil com traficantes de comunidade da Zona Norte do Rio
Na capital,no mesmo período,a positividade dos testes subiu de 1% para 6% — patamar ainda considerado reduzido pela secretaria municipal de Saúde (SMS),considerando a série histórica da doença. Até o momento,não houve casos graves e óbitos na cidade do Rio.
No dia 23 de agosto,a secretaria estadual já havia recorrido ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs),ligado ao governo federal,para emitir um alerta sobre o aumento nos indicadores precoces da Covid-19 para todos os municípios do Estado do Rio. Neste documento,as autoridades reforçam a necessidade de se manter a vacinação em dia e a prática do distanciamento físico quando houver diagnóstico positivo,além de “lavagem das mãos e evitar a utilização das mãos para cobrir nariz e boca ao espirrar”.
Já em Niterói,na região metropolitana do Rio,a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói diz que,de 18 a 24 de agosto,foram registrados 43 casos confirmados de Covid-19. Na semana anterior,de 11 a 17 de agosto,foram 82 casos,entre eles três internações em enfermaria,e na semana de 04 a 10 de agosto,o município registrou 89 casos confirmados da doença.
No município do Rio,a vacinação contra a variante XBB da covid-19 está liberada para todas as pessoas com 5 anos ou mais que façam parte dos grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais,pessoas com comorbidades,deficiência permanente ou imunocomprometidas,gestantes e puérperas. Para se vacinar,é preciso levar qualquer documento de comprovação da condição prioritária.
De acordo com a SMS,a vacina está disponível em 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade,além do Super Centro Carioca de Vacinação,em Botafogo,que funciona todos os dias,das 8h às 22h,e do Super Centro Carioca de Vacinação,unidade Campo Grande.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro