Uma rua lotada em Kyoto,no Japão — Foto: Shoko Takayasu/The New York Times
GERADO EM: 04/09/2024 - 04:01
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O povo japonês é descendente de duas importantes linhagens do passado,mas,de acordo com um estudo recente,outros ancestrais estavam escondidos no DNA da população. Em uma nova pesquisa,foram encontrados rastros de uma terceira linhagem que teria migrado do nordeste da Ásia até o topo do arquipélago.
Leia: 'Rainha do lixo' e outros 10 vão a julgamento por 'abandono' de 200 mil toneladas de resíduos na Suéciaveja também: Duas pessoas são resgatadas em naufrágio de iate a 300 quilômetros da costa da Austrália
Divulgado na revista Science Advances,o estudo,que se tornou uma das maiores investigações sobre a origem da população do Japão,realizou a análise genética de 3.200 pessoas,vindas de sete regiões do país.
As evidências apontavam que a população japonesa é descendente de duas principais linhagens: o povo indígena Jōmon — que viajou do antigo Leste Asiático até o Japão há mais de 10 mil anos —,e o povo chinês Han — produtor de arroz do nordeste da Ásia,que migraram para a região há 2.300 anos.
Em 2021,um estudo revelou uma terceira onda de migração. Desde então,a comunidade científica investiga uma possível influência destes ancestrais na população do Japão.
O estudo comparou dados atualizados e antigos,utilizando variantes genéticas raras e comuns para rastrear as três principais linhagens japonesas.
A Jōmon é a mais presente na população do sul do Japão,enquanto as pessoas do oeste têm mais ligação com os chineses Han. No entanto,a população do nordeste do Japão tem uma ancestralidade dominante diferente,e a motivação por trás dela ainda não foi esclarecida.
A diferença genética desta parte da população do nordeste do Japão encontrada no estudo pode ser de origem Emishi ou apenas uma mistura das outras linhagens.
No século V d.C.,esta região era habitada pelos Emishi,ou,em tradução literal,os “bárbaros camarões”. Não se sabe a origem desta população,mas algumas teorias afirmam ter ligação com povos originários do que hoje é a península coreana.
Apesar do estudo ter revelado variantes genéticas nunca registradas anteriormente,os cientistas alertam que ainda há incertezas. As descobertas apoiam a ideia de que os japoneses têm uma origem mais complexa do que se pensava,com três influências principais em vez de duas,mas a teoria ainda precisa de mais desenvolvimento e pesquisa.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro