O uruguaio De La Cruz durante a semifinal da Copa do Brasil entre Corinthians e Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
GERADO EM: 22/10/2024 - 02:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
assada a euforia pela vaga na final da Copa do Brasil,uma preocupação veio à tona no Flamengo. Substituído no segundo tempo com dor na coxa direita,De La Cruz desembarcou no Rio mancando. O uruguaio será reavaliado hoje e passou a ser dúvida para os próximos jogos — situação que tem sido rotineira. Após um primeiro semestre promissor,ele não consegue mais emplacar uma sequência de jogos e sofre com a queda de rendimento.
Chris Hoy: Quem é o ciclista seis vezes medalha de ouro que está com câncer terminal aos 48 anosModelo,mãe e ex de jogadores: conheça Tammy Parisoto,nova namorada de Luiz Henrique,do Botafogo
A Copa América,entre junho e julho,é um divisor de águas. Bem fisicamente,De La Cruz atuou em 25 partidas pelo Flamengo até se juntar ao Uruguai para o torneio de seleções. Isso dá uma média de um jogo a cada 4,92 dias. Ele participou diretamente de cinco gols (marcou dois e deu três assistências),além de toda sua importância em campo.
De La Cruz no Flamengo — Foto: Editoria de Arte
Na volta ao rubro-negro,o cenário mudou. Do primeiro jogo após a Copa América até o empate do último domingo,o uruguaio foi utilizado em 13 confrontos,o que equivale a ter entrado em campo uma vez a cada sete dias. A participação em gols também despencou,com duas assistências e nenhuma bola na rede.
Se confirmada,será a segunda lesão do uruguaio em menos de dois meses. Ele já havia sofrido com a mesma coxa contra o Bahia,pelas quartas da Copa do Brasil,em 28 de agosto,o que o deixou três semanas fora. Somando este período e as vezes em que foi poupado,desfalcou o Flamengo dez vezes no segundo semestre (contra três no primeiro).
A falta de sequência,consequentemente,afeta o rendimento. De La Cruz faz sua temporada com menos participações em gols desde 2019,seu terceiro ano no River Plate-ARG.
Importante destacar que,com as 38 partidas deste ano,De La Cruz já igualou ou superou quatro de suas seis temporadas completas no River Plate. Com mais um jogo,também iguala a de 2019. Seu recorde pelo clube argentino foi de 42 jogos em 2022.
Ao mesmo tempo que De La Cruz oscila,a torcida vê outros ganharem destaque no setor. Gerson,mais à frente,virou o principal jogador do time neste momento. Já para a função do uruguaio,o recém-chegado Alcaraz foi bem contra o Corinthians e começa a mostrar que vai brigar pela posição.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro