Sala de cinema: Brasil bate recorde delas em funcionamento — Foto: Brenno Carvalho/Ag. O Globo
O cinema brasileiro acaba de alcançar o maior patamar de salas em funcionamento dos últimos dez anos. De acordo com dados inéditos compilados pela Ancine,cuja série histórica começa em 2014,o mês de novembro está começando com 3.481 “telonas” disponíveis ao público. O número é superior ao recorde registrado anteriormente,em 2019,com 3.478 salas (três a menos do que atualmente).
A marca é relevante não só pelo total de salas,mas pela superação do setor após a queda vertiginosa de operações em meio à pandemia da Covid-19. Após a boa fase registrada cinco anos atrás,naquele antigo recorde,1,6 mil espaços (o equivalente a 46,8% deles) foram paralisados pelo coronavírus.
Em destaque: A conversa de Trump com Bolsonaro após a vitória nos EUATrump,Bolsonaro,Caiado e os candidatos 'descasados'
A retomada começou em 2021 (com um total de 3.268 salas funcionando),e,depois,foi ampliada em 2022 (3.414 salas) e 2023 (3.465),até chegar neste ano ao maior nível da última década. Quando a contagem da Ancine começou,em 2014,havia 2.755 salas no país — 26,3% a menos do que agora.
A avaliação interna da agência é de que o movimento positivo foi impulsionado por linhas de crédito do FSA (Fundo Serorial do Audiovisual),bem como Recine,mecanismo de incentivo fiscal ao segmento.
Em alta: 'Ainda Estou Aqui' registra 2ª maior bilheteria de estreia de um filme nacional em 2024'Janjapalooza' terá edifício histórico transformado em QG
Um painel interativo on-line mantido pela Ancine desde agosto mostra que São Paulo é o estado que concentra mais salas (são 1,1 mil). Depois,vêm Rio de Janeiro (378),Minas Gerais (272) e Paraná (223). O menor número fica no Acre,com apenas sete salas funcionando.
Leia mais: Clique,acesse e confira todas as notas da coluna sobre política,economia,negócios,esporte e culturaCanal Lauro Jardim no WhatsApp: Siga e ative as notificações 🔔 para receber bastidores exclusivos
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro