Rio atinge pela primeira vez o Nível de Calor 3 e chega a 40,4°C - Na foto,o piscinão de Ramos — Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo
GERADO EM: 28/11/2024 - 20:51
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O calor intenso que tem atingido a região Sudeste chega ao fim a partir desta sexta-feira. Neste fim de semana,a região vai acompanhar a maior parte do país,que segue com previsão de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),a previsão de tempestade vai se concentrar no Centro-Sul no país,com alertas para chuvas intensas em alguns estados do Norte.
No Nordeste,onde as chuvas fortes causaram deslizamentos e alagamentos em Salvador,já não conta mais com alertas ou previsão de precipitação para os próximos dias. No entanto,o tempo permanece nublado,com máximas na casa dos 30°C.
O Rio de Janeiro registrou,pela primeira vez,o Nível de Calor 3 (NC3) na manhã desta quinta-feira (28). A classificação,criada em julho deste ano pelo Centro de Operações Rio (COR),alerta para ondas de calor extremo com temperaturas entre 36°C e 40°C,previstas para durar pelo menos três dias consecutivos.
O NC3 acontece quando o Rio tem registro de calor intenso,com temperaturas entre 36°C e 40°C,com previsão de permanência ou aumento por,ao menos,três dias consecutivos. O COR intensifica as informações sobre o risco de calor extremo,mas não impacta na rotina da cidade.
O calor extremo coincide com problemas no abastecimento de água em diversos bairros do Rio e cidades da Baixada Fluminense. Uma manutenção anual no Sistema Guandu,operada pela Cedae,foi finalizada na noite dessa terça-feira (26). No entanto,o fornecimento ainda não foi completamente normalizado.
De acordo com a concessionária,além da capital,os municípios de Belford Roxo,Duque de Caxias,Mesquita,Nilópolis,Nova Iguaçu,Queimados e São João de Meriti são afetados pela falta d’água. "Sem água nesse calor,é um absurdo!",desabafou uma moradora da Tijuca.
Nesta sexta-feira,as altas temperaturas ainda vão marcar presença na cidade,apesar da previsão de chuva. A máxima será de 38°C,enquanto a mínima chega aos 22°C,com queda de temperatura ao longo do dia. A partir do sábado,o calor extremo se dissipa,e a máxima cai para 32°C. No domingo,após dias de chuva,a mínima chega a 20°C,com máxima de 28°C. No entanto,na segunda,a previsão é que os termômetros voltem a subir,com o fim das chuvas.
Alertas do Inmet para esta sexta-feira — Foto: Inmet
O alerta de chuvas deve atingir do Norte ao Sul do país. Segundo o Inmet,uma faixa que cobre os estados desde o Amazonas ao Mato Grosso do Sul deve se manter em atenção para 'Perigo Potencial' com chuvas intensas.
Para Amazonas,Rondônia,Acre,Mato Grosso,extremo sul do Pará,Tocantins,Goiás,e pequenas regiões da Bahia e Mato Grosso do Sul,a previsão é de chuvas intensas de até 50 mm/dia,e ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Para a maior parte do Mato Grosso do Sul,norte do Paraná,e pequenas regiões de Santa Catarina,Rio Grande do Sul,Minas Gerais,Rio de Janeiro e São Paulo,a previsão é de 'Perigo Potencial' para tempestades. Os estados também devem ter precipitações de até 50 mm/dia,e ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
O alerta laranja,de 'Perigo' para tempestades,atinge a região oeste dos estados do Paraná,Santa Cataina,e uma pequena dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O aviso representa chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro