"Os bancos centrais tendem a fazer a revisão das suas notas e moedas em circulação a cada cinco anos,por forma a adequá-las às novas tendências de design,segurança e outros elementos contextuais",explicou em 17 de maio o governador do Banco de Moçambique,Rogério Zandamela,justificando que a instituição "decidiu pela revisão das notas e moedas do metical".
"A temática das notas e moedas do metical da série 2024 conserva presente a tradição do enaltecimento dos valores do nosso património cultural,histórico e faunístico",afirmou.
Acrescentou que a nova série,denominada 2024 e lançada no dia do metical -- moeda moçambicana lançada em 16 de junho de 1975 -,mantém as atuais seis notas bancárias.
"As denominações de 1.000,500 e 200 meticais em substrato de papel,e as denominações de 100,50 e 20 meticais em substrato de polímero",explicou Rogério Zandamela.
Já nas moedas serão retiradas na nova série as de 20 e cinco centavos,mantendo-se as denominações de dez,cinco,dois e um metical,e as de 50,dez e um centavo.
"As novas notas e moedas de metical circularão em simultâneo com as séries de notas e moedas emitidas desde 01 de julho de 2006,que continua igualmente a ter o curso legal obrigatório e poder liberatório pleno e ilimitado dentro do território nacional",disse o governador.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro