A ilha de Lord Howe é conhecida pelo visual paradisíaco e as iniciativas eficientes de preservação da fauna e flora — Foto: Reprodução/Site da Ilha de Lord Howe
GERADO EM: 19/07/2024 - 04:01
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Um oceano com águas cristalinas,natureza abundante e viva,e cerca de 380 habitantes. Pode parecer uma descrição do paraíso,mas é da Ilha de Lord Howe,localizada no estado de Nova Gales do Sul,na Austrália. A ilha é considerada patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO desde 1982 e carrega consigo um fato curioso: apenas 400 turistas são permitidos a visitá-la por vez.
Veja também: Grande doador do Partido Republicano é o comprador de fóssil de dinossauro de R$ 240 milhões,o mais caro já leiloadoMistério em Bangcoc: Câmeras de segurança mostram chegada das vítimas ao quarto de hotel onde morreram; seis corpos foram encontrados
Para isso,todos os estabelecimentos para acomodação da ilha fixam o número de leitos disponíveis para os visitantes. Estes cuidados são tomados para preservar a fauna e a flora do local,que vinha sendo degradada desde o início da colonização europeia,especialmente da Inglaterra.
Essa e outras medidas possibilitaram que aproximadamente 75% da vegetação natural original da ilha permanecesse intacta,de acordo com o site oficial de Lord Howe. Segundo o documento de comemoração dos 25 anos do estabelecimento da ilha como patrimônio mundial da humanidade,Lord Howe tem 241 espécies de plantas nativas,das quais 113,ou 47%,não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
A fauna do local é dominada em boa parte por pássaros,incluindo o Woodhen da Ilha Lord Howe,que tem sido o centro de um programa de criação em cativeiro do animal. Além do Woodhen,foram observadas 207 espécies diferentes de pássaros em Lord Howe e outras 15 espécies que são visitantes regulares da ilha.
Mais de 1.600 espécies de insetos terrestres foram registradas no local,sendo que aproximadamente 60% delas não são encontradas em nenhum outro lugar.
A ilha de Lord Howe é conhecida pelas variedades de pássaros — Foto: Reprodução/Site da Ilha Lord Howe
A exclusividade da visita acaba por tornar os preços na ilha mais caros. No Capella Lodge — uma das acomodações de Lord Howe —,a menor diária,disponível apenas para setembro,está em 1900 dólares australianos (cerca de R$ 7100 na cotação atual).
A ilha adota medidas de biossegurança a fim de se proteger contra espécies de animais e plantas invasoras. As importações e visitantes são meticulosamente inspecionados,incluindo cães farejadores.
No início das trilhas — espalhadas por toda Lord Howe —,é possível observar postos para que os turistas e guias limpem os sapatos,a fim de evitar a propagação de fungos.
As primeiras espécies invasoras da ilha chegaram junto com os primeiros colonizadores. Eles trouxeram,principalmente,animais já domesticados,como porcos,cabras,gatos,cavalos e cães.
Na década de 1970,pesquisas ambientais já identificavam os danos causados às espécies de flora e fauna da ilha pelos mamíferos introduzidos.
O estopim para que iniciativas mais firmes de recuperação e preservação da natureza da ilha foi a possível extinção do pássaro Woodhen,natural de Lord Howe. Na metade final do século XX,esta ave — que antes se espalhava por toda ilha — se limitava a apenas 20 indivíduos.
Assim,em 1980,moradores da ilha passaram a montar uma verdadeira força-tarefa para conservar o Woodhen. Quase 200 porcos selvagens foram abatidos nas montanhas,guardas florestais prenderam cerca de oitenta gatos selvagens e os gatos domésticos foram banidos.
Como parte do resgate da espécie,um programa de reprodução em cativeiro criou 93 filhotes de Woodhen.
Em 1999,uma equipe de caçadores neozelandeses foi contratada para remover cabras selvagens que se espalharam pela ilha após serem trazidas por colonizadores. Durante um período de três meses,a equipe,juntamente com os habitantes locais,removeu 384 cabras.
1 de 25
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso são donos do Rancho da Montanha,em Paraíba do Sul
2 de 25
O lugar está disponível para aluguel e conta com 6 quartos,6 banheiros,academia,sauna,piscina e um lago particular
Pular
X de 25
Publicidade 25 fotos
3 de 25
Cabana: os detalhes do Rancho da Montanha,paraíso de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank — Foto: Divulgação/mahnai
4 de 25
Os detalhes do Rancho da Montanha,paraíso de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank — Foto: Divulgação/mahnai
Pular
X de 25
Publicidade
5 de 25
Marcello Novaes tem um sítio na região serrana do Rio — Foto: Reprodução/Instagram
6 de 25
Em entrevista de 2020 no site,Marcello Novaes falou sobre o seu sítio: "Os dias são de paz. Nós plantamos os nossos alimentos,todos orgânicos,fazemos trilhas,caminhadas..." — Foto: Reprodução/Instagram
Pular
X de 25
Publicidade
7 de 25
Paolla Oliveira é dona de um sítio paradisíaco na região serrana do Rio — Foto: Reprodução Instagram
8 de 25
Varanda do sítio de Paolla Oliveira possui vista privilegiada — Foto: Reprodução Instagram
Pular
X de 25
Publicidade
9 de 25
Paolla Oliveira com seus pets em luxuoso sítio na região serrana do RJ — Foto: Reprodução Instagram
10 de 25
O luxuoso sítio de Paolla Oliveira — Foto: Reprodução Instagram
Pular
X de 25
Publicidade
11 de 25
Casa de Ricardo Tozzi fica na região de Itaipava,em Petrópolis — Foto: Reprodução / Instagram
12 de 25
Ricardo Tozzi e sua vista paradisíaca — Foto: Reprodução / Instagram
Pular
X de 25
Publicidade
13 de 25
Os cachorros de Ricardo Tozzi no jardim da casa do ator,na região de Itaipava,em Petrópolis — Foto: Reprodução / Instagram
14 de 25
Yanna Lavigne e Bruno Gissoni tem uma casa em Minas— Foto: Instagram
Pular
X de 25
Publicidade
15 de 25
Projeto da sala do chalé de Yanna Lavigne e Bruno Gissoni — Foto: Divulgação
16 de 25
Assim como José Inocêncio em 'Renascer',Marcos Palmeira também fica confortável andando a cavalo. Em sua fazenda,ele trabalha na consolidação de uma agrofloresta na região,através da prática da pecuária regenerativa — Foto: Reprodução/Redes sociais
Pular
X de 25
Publicidade
17 de 25
Vale das Palmeiras,fazenda de Marcos Palmeira na Região Serrana do Rio,tem 200 hectares — Foto: Reprodução/Redes sociais
18 de 25
Mauricio Mattar tem um haras em Minas — Foto: Reprodução / Instagram
Pular
X de 25
Publicidade
19 de 25
Haras do Mauricio Mattar — Foto: Reprodução / Instagram
20 de 25
Sítio de Luiz Fernando Guimarães em Itaguaí,no Rio — Foto: Reprodução/Instagram
Pular
X de 25
Publicidade
21 de 25
Sítio de Luiz Fernando Guimarães — Foto: Reprodução/Instagram
22 de 25
Sítio de Luiz Fernando Guimarães — Foto: Reprodução/Instagram
Pular
X de 25
Publicidade
23 de 25
Luis Lobianco e o marido,Lúcio,na casa deles na Serra — Foto: Arquivo pessoal
24 de 25
Casa de Luis Lobianco na Serra — Foto: Arquivo pessoal
Pular
X de 25
Publicidade
25 de 25
Luis Lobianco recebe a família e amigos na sua casa na Serra — Foto: Arquivo pessoal
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso têm um rancho no interior do Rio de Janeiro
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro