Curry,Wembanyama,Ant e LeBron estarão em quadra hoje — Foto: David Berding/Getty Images/AFP; Soobum Im/Getty Images/AFP; Lachlan Cunningham/Getty Images/AFP; Ronald Martinez/Getty Images/AFP
GERADO EM: 24/12/2024 - 18:43
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Abriu os presentes,sentou no sofá e bateu aquela preguiça pós-rabanada? A TV e o melhor basquete do mundo te farão companhia. Hoje,a NBA celebra sua 77ª rodada de Natal — um dia inteirinho de grandes jogos,com algumas das principais estrelas da liga em quadra. A ESPN transmite todas as cinco partidas,que acontecem em sequência. O destaque da maratona é mais um duelo entre Stephen Curry e LeBron James,o quarto deles em rodadas de Natal.
Medalhistas de ouro juntos nos Jogos de Paris-2024,os craques americanos se enfrentarão pela 24ª vez na História. Curry tem vantagem,com 12 vitórias,mas LeBron leva a melhor nos encontros de Natal,com dois triunfos sobre o amigo e rival. Golden State Warriors,de Curry,e Los Angeles Lakers,de LeBron,fazem o penúltimo jogo do dia,em São Francisco,às 22h.
Steph Curry leva vantagem nos confrontos gerais contra LeBron — Foto: David Berding/Getty Images/AFP
Para Steph,o primeiro encontro com o rival desde Paris é a oportunidade de ambos os times engatarem uma espiral de crescimento. Lakers e Warriors são sétimo e oitavo na Conferência Oeste,respectivamente:
— Espero que o espírito de Natal nos traga presentes.
LeBron também fez questão de valorizar o confronto:
— Não sabemos quantas oportunidades ainda teremos de enfrentar um ao outro,então é sempre divertido — projetou.
LeBron James completará 40 anos em breve — Foto: Ronald Martinez/Getty Images/AFP
O fim do ano é um momento especial para o craque dos Lakers,que já deu sinais de que esta pode ser a última temporada de sua exitosa carreira. A cinco dias de completar 40 anos,LeBron lidera a rodada de Natal em número de partidas disputadas (18) e pontos anotados (476). Ele também é o segundo que mais deu assistências (127),a 18 da lenda Oscar Robertson. O jogador da NBA em atividade mais perto dos pontos natalinos de LeBron é Kevin Durant,hoje no Phoenix Suns,que marcou 315.
Nem só de veteranos é feita a programação de hoje. Ela inclui as estreias na rodada de Natal dos jovens fenômenos Victor Wembanyama,do San Antonio Spurs (que visita o New York Knicks),e Anthony Edwards,do Minnesota Timberwolves (que vai ao Texas encarar o atual vice-campeão Dallas Mavericks,algoz dos playoffs da temporada passada).
Victor Wembanyama estreia em jogos de Natal — Foto: Soobum Im/Getty Images/AFP
Anthony Edwards faz primeiro jogo de Natal em revanche contra os Mavs — Foto: Lachlan Cunningham/Getty Images/AFP
Completam a rodada os confrontos entre o atual campeão,Boston Celtics,e o Philadelphia Sixers e entre o penúltimo vencedor da liga,o Denver Nuggets,e o Phoenix Suns.
14h - New York Knicks x San Antonio Spurs16h30 - Dallas Mavericks x Minnesota Timberwolves19h - Boston Celtics x Philadelphia Sixers22h - Golden State Warriors x Los Angeles Lakers0h30 - Phoenix Suns x Denver Nuggets*
*Madrugada do dia 26
A noite de Natal costuma ter números difíceis de serem superados. Um deles é o do “Clube dos 50”,formado por atletas que marcaram ao menos 50 pontos na rodada. No ano passado,Luka Doncic (Dallas Mavericks) quebrou um jejum de 39 anos sem que alguém chegasse à pontuação,anotando exatos 50 na vitória sobre o Phoenix Suns. O esloveno foi apenas o quarto a alcançar a marca,junto a Rick Barry (50 pontos em 1966),Wilt Chamberlain (59 em 1961) e Bernard King (60 em 1984). A performance de King,a maior da história do Natal da NBA,completa 40 anos nesta temporada.
A rodada deste ano também pode ser um tira-teima entre franquias lendárias: Knicks e Lakers estão empatados como os maiores vencedores de todos os tempos do Natal da NBA,com 24 triunfos cada. O time de Los Angeles soma 40 jogos nesta data na História,enquanto os nova-iorquinos,que disputaram a rodada especial logo em sua primeira edição,em 1947,entraram em quadra no dia 25 de dezembro em 56 oportunidades.
A rodada excepcional,cujos jogos são definidos no início da temporada,nem sempre é justa com o momento das franquias. Desta vez,o pivô Giannis Antetokounmpo — campeão da Copa da NBA e eleito MVP (melhor jogador) da final no início deste mês — não estará em quadra. Seu time,o Milwaukee Bucks,ficou fora da programação após seis anos. O grego,dono da melhor média de pontos (32,7) da temporada,ironizou a situação em entrevista ao The Athletic:
— Estou um pouco chateado e questionando isso. Eu acredito que exista algum algoritmo na NBA que mostre os times mais atrativos ou que ganham mais atenção para que joguem no Natal. Tem que ter um algoritmo,porque,se for um concurso de popularidade,eu posso listar os fatos: temos dois titulares do All-Star Game,eu e Dame (Lillard),temos o MVP do All-Star Game (Lillard),certo? O jogador que recebeu mais votos (Giannis,para o All-Star Game),não só na Conferência Leste,na NBA inteira,não vai jogar. O quê? Bom,esses são os fatos — detonou.
Giannis ficou na bronca com ausência na rodada de Natal — Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro