Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones avançou 0,53%,para um nível recorde,o tecnológico Nasdaq ganhou 0,40% e o alargado S&P500 progrediu 0,28%.
"Penso que o mercado deu um suspiro de alívio. Houve muita inquietação este fim de semana",depois de Donald Trump ter sido alvejado durante um comício eleitoral,resumiu Jack Ablin,da Cresset.
"Pelo que se tem visto,parece que as hipóteses de Donald Trump ganhar a Casa Branca aumentaram",acrescentou.
Na sua opinião,entre a taxa de juro e a evolução das ações,"os investidores inclinam-se mais para uma vitória de Trump".
Neste contexto,prosseguiu,"as ações vão ser mais favorecidas do que as obrigações".
A política de Trump arrisca causar um aumento das tarifas alfandegárias,"que vai ser provavelmente favorável às empresas,mas que pode causar inflação",desenvolveu Ablin.
Para já,a Tesla valorizou 1,78%,dopada pela ideia de que as tarifas alfandegárias sobre as viaturas elétricas chinesas impostas por um governo republicano seriam uma boa proteção do mercado do construtor automóvel.
Além das movimentações políticas,os investidores estiveram atentos também a uma intervenção do presidente da Reserva Federal (Fed).
Jerome Powell mostrou-se encorajado pelo enfraquecimento da inflação em junho,um sinal positivo para a baixa da taxa de juro de referência da Fed,pretendida pelos investidores.
Nas cotações,a Alphabet,'holding' de controlo da Google,ganhou 0,75% depois de saber que pode vir a comprar a startup Wiz,uma empresa israelita especializada em cibersegurança. Se a operação avançar,os valores em causa podem ascender a 23 mil milhões de dólares,segundo o Wall Street Journal.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro