pesquisa rápida
Hoje:

Bastidores: Entenda o que levou o Botafogo a contratar Pedro Martins, e quais serão as funções do novo diretor de futebol

Jul 24, 2024 entretenimento IDOPRESS

Pedro Martins é o novo diretor de futebol do Botafogo — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/07/2024 - 04:00

Botafogo contrata Pedro Martins como diretor de futebol

O Botafogo surpreende ao contratar Pedro Martins como diretor de futebol,com experiência em clubes brasileiros. Indicado por John Textor,será intermediário entre a diretoria e atletas,alinhado à filosofia "Botafogo Way" de jogo ofensivo. Foco em melhorar desempenho da equipe,sem alterar estrutura de contratações. Não há planos imediatos para mais contratações na diretoria do clube.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Na última segunda-feira,já no fim do dia,o Botafogo surpreendeu ao anunciar a contratação de Pedro Martins como novo diretor de futebol. Sem um profissional para a função desde março,quando André Mazzuco deixou o clube para ir para o Athletico-PR,o alvinegro tinha Alessandro Brito,head de Scout,como interino na área.

Diogo Dantas: Botafogo espera Junior Santos e Eduardo para reta final da temporada e não vai buscar reposição no mercadoDor de cabeça: Internado com infecção,Jeffinho,do Botafogo,tem alta prevista para dez dias

Com experiência em diversos clubes do futebol brasileiro,como o próprio Furacão e também a Ferroviária,Pedro Martins foi vice-presidente de Competições na Federação Paulista e teve seu principal trabalho na carreira no Cruzeiro,onde comandou o projeto de reestruturação esportiva do clube no início da SAF. Em maio,o dirigente se transferiu para o Vasco para assumir o comando da direção de Futebol,mas não ficou nem dois meses por lá. Com a demissão de Álvaro Pacheco,a saída da 777 Partners e a retomada do controle do cruz-maltino por parte do clube social,Martins optou por deixar o projeto.

Entrevistas com John Textor

Antes de chegar ao Botafogo,onde começará a exercer suas atividades,de fato,na próxima segunda-feira (29),Pedro Martins foi entrevistado diretamente por John Textor,dono da SAF do clube — o profissional foi indicado por funcionários do próprio alvinegro,mas também por outros com quem trabalhou nos tempos de Cruzeiro. Fontes ouvidas pelo GLOBO apontam que prevaleceu para que o empresário americano o contratasse o fato de Martins ter feito parte da sua formação no futebol na Universidade de Liverpool,na Inglaterra. Além disso,a experiência do dirigente em clubes brasileiros e seu entendimento das operações e decisões no dia a dia do futebol também foram importantes.

Confira: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final da Copa do BrasilJanela: Vagiannidis,Matheus Martins e mais: saiba quem são alvos do Botafogo e situação das transferências

No Cruzeiro,Pedro Martins foi um dos homens fortes de Ronaldo no período em que o ex-atacante esteve a frente da SAF. O dirigente teve participação na escolha dos cinco treinadores (Paulo Pezzolano,Pepa,Zé Ricardo,Larcamón e Fernando Seabra) que passaram pela Raposa no período. Em relação aos reforços,foram 68 contratações na equipe mineira nas duas temporadas e meia em que Martins esteve lá.

Importância no dia a dia

Com a chegada de Pedro Martins no alvinegro,a expectativa de John Textor é que o novo diretor de futebol funcione como uma espécie de intermediário entre ele e os atletas. Ao longo das entrevistas,Textor,Martins e os demais membros do departamento de futebol demonstraram estar bem alinhados com a filosofia pretendida pela diretoria da SAF para o Botafogo,que desde 2022 foi nomeada de "Botafogo Way".

A ideia do empresário americano sempre foi fazer com que o alvinegro consiga ter um elenco capaz de apresentar um futebol ofensivo e dominante. Embora o clube esteja satisfeito com os resultados obtidos pela equipe sob o comando de Artur Jorge até o momento,há a pretensão de que,com a chegada de Pedro Martins,esse desempenho seja ainda mais maximizado,tanto internamente quanto externamente.

Dentro disso,o novo diretor de futebol não deve ter tantas responsabilidades no que diz respeito à atual estrutura de contratações e saídas do Botafogo. O profissional terá mais funções no dia a dia do clube.

Ao longo do processo da contratação de Pedro Martins,também foram identificados pela diretoria do Botafogo outros profissionais que agradaram e são bem avaliados. No entanto,não há,no momento,conversas para novas contratações para cargos de dirigentes.

Pesquisa rápida

Reportagem diária do entretenimento brasileiro:Receba todas as últimas notícias e atualizações de entretenimento - sua melhor fonte de todas as coisas da cultura pop! De resenhas de filmes a notícias musicais, nós ajudamos você. Mantenha-se informado e nunca perca as últimas novidades do mundo do entretenimento. Por favor, siga-nos a qualquer momento!

© Reportagem diária do entretenimento brasileiro