Fachada do Colégio Santo Inácio,em Botafogo,no Rio de Janeiro — Foto: Luiza Moraes / Agência O Globo
A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE),que comemora 10 anos de existência,realiza,de 6 a 9 de agosto,o II Congresso RJE e VII Congresso Inaciano de Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e no Colégio Santo Inácio.
Com o tema “Tradição em inovar”,o evento reunirá representantes das 17 unidades de educação básica da rede,educadores,famílias e estudantes para aprofundar a tradição educativa jesuítica e inspirar novos rumos de inovação pedagógica.
Entre as unidades da RJE,presente em nove estados do país,estão instituições como o próprio Colégio Santo Inácio do Rio,o Colégio Anchieta (RS),o Colégio Antônio Vieira (BA),o Colégio Loyola (MG),o Colégio Medianeira (PR),o Colégio São Luís (SP) e o Colégio Santo Inácio (CE).
A programação inclui quatro conferências,nove mesas-redondas e 23 oficinas,além de exposição de pôsteres. As principais conferências terão transmissão gratuita e ao vivo pelo canal oficial de Rede Jesuíta de Educação Básica,no YouTube.
A conferência de abertura será realizada no dia 7 de agosto,às 8h15,na PUC-Rio. No dia 8 de agosto,às 16h15,a sessão “Futuro da Educação” contará com a presença de Claudia Costin,diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV-CEIPE) e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial; e Rafael Parente,professor e ex-secretário de Educação do Distrito Federal (DF). Os especialistas debaterão as inovações em curso no ensino brasileiro e como as tecnologias podem qualificar as inovações em educação.
Outro destaque do Congresso será a participação dos alunos da rede na programação. No dia 8,na PUC-Rio,acontecerá o encontro “Provocações Estudantis”,em que os jovens farão apresentações no estilo Ted Talks para compartilhar suas percepções sobre a relação entre tradição e inovação no ensino.
A primeira edição do Congresso,realizada em 2019 no Colégio São Luís,em São Paulo (SP),reuniu cerca de 400 pessoas e teve como tema central a Educação para a Cidadania Global. Para este ano,a expectativa da organização é também receber 400 pessoas,presencialmente,vindas dos nove estados onde as escolas da rede estão presentes: além do Rio de Janeiro,Bahia,Ceará,Minas Gerais,Paraná,Piauí,Rio Grande do Sul,São Paulo e Santa Catarina.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro