A subida da carga fiscal em Portugal levou a que,no presente ano,o dia da 'libertação dos impostos' ocorresse a 13 de junho,mais tarde do que no ano passado.
Mas afinal,o que isto significa? Em teoria,este será o dia até ao qual apenas trabalhamos para pagar os nossos encargos fiscais. Só a partir de então é que os nossos rendimentos se tornam lucro.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Económico Molinari,de França,com cálculos da consultora EY,hoje noticiados primeiramente pelo Jornal de Notícias. Como base está o salário médio de um trabalhador solteiro e sem filhos,calculando-se impostos como o IRS e o IVA do regime fiscal aplicável em 2024.
França é o país que mais tarde se liberta dos impostos,a 17 de julho,o que significa que tem a carga fiscal mais alta da Europa. Em sentido contrário,o Chipre é o país que se destaca,libertando-se dos impostos fiscais a 21 de abril,seguido do Reino Unido e de Malta (a 1 e 2 de maio,respetivamente).
No último ano,Portugal voltou a estar pior do que a média da União Europeia e foi um dos 13 países que registaram um aumento de um dia no dia da libertação.
Ora veja:
Dias de liberdade social e fiscal de 2024© Instituto Económico Molinari
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro