Especialistas desenvolveram dispositivo para a ponta dos dedos que permite sensação realista de toque — Foto: Divulgação / British Science Association
GERADO EM: 14/09/2024 - 04:01
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Uma nova tecnologia pode permitir que você segure a mão de alguém querido a milhares de quilômetros de distância. Segundo o jornal inglês Daily Mail,especialistas desenvolveram um dispositivo macio para a ponta dos dedos que permite uma sensação realista de toque.
Veja quais: Netflix vai parar de funcionar em alguns dispositivos móveisEntenda: Dona do ChatGPT revela nova inteligência artificial capaz de 'raciocinar'
O sistema háptico bioinspirado (BAMH) funciona simulando todos os quatro receptores de toque no dedo humano,usando vibrações em diferentes velocidades e intensidades em diversas áreas.
Sistema háptico bioinspirado (BAMH) funciona simulando todos os quatro receptores de toque no dedo humano — Foto: Divulgação / British Science Association
A equipe por trás do dispositivo disse que acredita ter a tecnologia para criar uma luva que poderia permitir interação social remota e a sensação de segurar uma mão. Por exemplo,uma pessoa no Brasil seria capaz de "segurar" a mão de um parente na China,e ambos sentiriam a sensação do toque em tempo real.
viabilidade da tecnologia foi publicada na revista Nature Communications — Foto: Divulgação / British Science Association
A viabilidade da tecnologia foi publicada na revista Nature Communications na última quarta-feira,enquanto a equipe espera recrutar pelo menos 10 pessoas com perda de sensibilidade para um ensaio clínico nos próximos meses.
Airbus Beluga: conheça por dentro avião com design inspirado em baleia que pode transportar até 40 toneladas
O professor Helge Wurdemann,que também trabalhou no dispositivo,disse ao Daily Mail: "Acreditamos que temos a tecnologia que nos permitirá projetar uma luva. Estamos pensando em [combinar] vários dedos".
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro