O Juventude tem dado trabalho ao Fluminense em 2024 — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense
GERADO EM: 15/09/2024 - 05:25
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Antes de voltar atenções às quartas de final da Libertadores,o Fluminense mantém o foco para se afastar o quanto antes da briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. E,neste domingo,às 16h,no Alfredo Jaconi,o tricolor terá uma das tarefas mais árduas rumo a esse objetivo — algo que não consegue desde 2005: vencer o Juventude em Caxias do Sul.
O adversário tem sido uma pedra no sapato do Fluminense nesta temporada. O jogo deste domingo será o quarto encontro entre as equipes no ano,com vantagem para os gaúchos. A primeira partida,no turno inicial do Brasileirão,em junho,marcou o retorno do Juve aos gramados após a paralisação do torneio por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. Atuando no Maracanã,o alviverde segurou um empate em 1 a 1,mesmo com um jogador a menos,e manteve o Fluminense na parte inferior da tabela — o tricolor entraria no Z4 na rodada seguinte.
Os dois times voltaram a se encontrar em um contexto ainda mais nobre,dois meses depois: as oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida,o Juventude venceu de virada por 3 a 2 e garantiu uma boa vantagem para o duelo de volta.
E sua situação ficou ainda mais tranquila no Maracanã,já que o time não apenas aumentou a vantagem ainda nos minutos iniciais,como abriu 2 a 0. O Fluminense,então,passou a precisar de um milagre. E quase o conseguiu. Chegou ao empate e pressionou para tentar levar a disputa pela vaga aos pênaltis. Sem sucesso.
A eliminação no mata-mata trouxe questionamentos para o técnico Mano Menezes e o Fluminense. O desempenho na partida ficou marcado pelo excesso de cruzamentos na área e por uma ansiedade acima do normal dos jogadores. Os erros daquele jogo,porém,foram corrigidos,principalmente porque Mano fizera dele uma espécie de laboratório para o confronto com o Grêmio na Libertadores. Desta vez,deu certo.
Artilheiro de volta
Para além do tabu de ainda não ter vencido o Juventude em três partidas nesta temporada,o Fluminense também não ganha no Alfredo Jaconi há 19 anos. A última vitória foi no Campeonato Brasileiro de 2005,quando construiu um 4 a 3.
Para o jogo deste domingo,Mano Menezes tem o retorno de seu principal atacante: Germán Cano está recuperado de lesão e deve ganhar minutos em campo. Gabriel Fuentes,reforço contratado para a lateral esquerda,pode fazer sua estreia pelo tricolor.
Eliminado da Copa do Brasil,o Juventude concentra forças em permanecer na Série A. O primeiro objetivo é justamente voltar a vencer em casa pelo torneio,o que não acontece desde 11 de agosto.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro