A maioria dos treze sítios rupestres estão em bom estado de conservação — Foto: Arc Soluções
Uma série de gravuras rupestres pré-históricas foi descoberta durante escavações para obras de infraestrutura em Solonópole,cidade a 275 quilômetros de Fortaleza,no interior do Ceará. Ao menos 13 sítios arqueológicos foram identificados com ajuda da população local,todos situados na região do Sertão Central.
Goiás: Turistas que desapareceram em caverna são encontrados sem ferimentosPantanal: 'Os culpados serão indiciados. Já sabemos de onde veio o fogo',diz Marina
Após o alerta de moradores,equipes de uma empresa de consultoria especializada em arqueologia deu início a um trabalho de campo,que confirmou a existência das imagens. Coordenadora do projeto,Emília Arnaldo frisa que o envolvimento comunitário foi crucial para a localização dos sítios:
1 de 5
Localização dos sítios com gravuras pré-históricas — Foto: Arc Soluções
2 de 5
Gravuras rupestres pré-históricas encontradas em Solonópole — Foto: Arc Soluções
Pular
X de 5
Publicidade 5 fotos
3 de 5
A maioria dos treze sítios rupestres estão em bom estado de conservação — Foto: Arc Soluções
4 de 5
No campo da arqueologia,os grafismos encontrados são classificados como "registros rupestres" — Foto: Arc Soluções
Pular
X de 5
Publicidade
5 de 5
Os grafismos encontrados se dividem em gravuras e pinturas — Foto: Arc Soluções
Ao menos 13 sítios arqueológicos foram identificados com ajuda dos moradores locais
— A maioria dos treze sítios rupestres está em bom estado de conservação e apresenta gravuras do tipo grafismo puro,em sua maioria circulares,gradis,linhas e alguns desgastes,o que permite inferir um padrão para a área,seja por fatores culturais ou funcionais — explicou a arqueóloga da empresa Arc Soluções ao GLOBO.
No campo da arqueologia,os grafismos encontrados são classificados como "registros rupestres",que se dividem em gravuras e pinturas. Até o momento,na cidade,foram identificadas apenas gravuras,que são incisões na rocha. As análises preliminares sugerem que estas gravuras foram feitas por caçadores-coletores do período pré-histórico.
A investigação detalhada,que será conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),buscará esclarecer mais sobre as técnicas utilizadas para criar essas imagens,como raspagem,polimento e picoteamento. Um relatório contendo os resultados das pesquisas realizadas nos locais já foi encaminhado ao órgão para análise,em processo que pode levar até três meses,e definição dos próximos passos.
As descobertas ocorreram no âmbito do projeto "Malha D’água",que visa melhorar o abastecimento hídrico em nove cidades da região. Segundo o Diário do Nordeste,não será preciso interromper as obras,já que os sítios arqueológicos encontrados ficam a pelo menos cem mentros do ponto onde está sendo construído o sistema de adutoras.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro