pesquisa rápida
Hoje:

Macron recebe Milei na França após polêmica sobre cânticos racistas da seleção da Argentina

Jul 26, 2024 estilo de vida saudável IDOPRESS

Presidente argentino,Javier Milei posa para fotos ao lado do líder francês,Emmanuel Macron — Foto: Ludovic MARIN / AFP

O presidente francês,Emmanuel Macron,recebeu nesta sexta-feira (26) o seu homólogo argentino,Javier Milei,horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e após a recente polêmica sobre cânticos racistas. Milei foi recebido com um aperto de mãos e um abraço pelo presidente da França.

ESPECIAL: 'Viaje' de barco pelo rio Sena e confira o que atletas verão no desfile de aberturaJanja,Jill Biden,Milei e mais: Abertura de Paris-2024 terá cortejo de líderes,reis e primeiras-damas; saiba quem vai

Segundo a Presidência francesa,os dois buscarão "estreitar laços" em temas como a transição energética,a defesa,a ciência e a cultura,durante a primeira visita oficial do dirigente ultraliberal a Paris.

A reunião acontece dias depois de Buenos Aires apresentar a Paris suas desculpas por um comentário da vice-presidente Victoria Villarruel,em resposta a uma polêmica durante a Copa América.

Villarruel qualificou o país europeu de "colonialista" e os franceses de "hipócritas" frente ao racismo,após o debate suscitado por cantos da seleção de futebol "albiceleste". Na ocasião,após o título na Copa América,Enzo Fernández transmitiu ao vivo a comemoração em que a equipe usava palavras de cunho discriminatório contra franceses. A Fifa anunciou a abertura de uma investigação sobre o caso.

Advogados de desaparecidos franceses durante a ditadura argentina pediram a Macron que expressasse um claro rechaço a Milei pela visita de deputados governistas ao repressor preso Alfredo Astiz.

Contra esse ex-capitão de 72 anos pesam duas sentenças à prisão perpétua por crimes de lesa Humanidade durante a ditadura militar (1976-1983),entre eles os crimes contra as freiras francesas Leonie Duquet e Alice Domon.

"O verdadeiro propósito dessa visita foi,de fato,assegurar aos condenados de que suas penas seriam anuladas em breve e que seriam colocados em liberdade",assegurou a advogada Sophie Thonon em uma carta.

Ao ser perguntado sobre o ocorrido em uma entrevista ao canal digital Neura nesta sexta-feira,Milei disse que a visita aos presos foi "vontade" dos deputados.

— Eu não teria feito isso — acrescentou.

Milei deve participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e na recepção prévia aos chefes de Estado e de governo organizada por Macron no Eliseu.

Pesquisa rápida

Reportagem diária do entretenimento brasileiro:Receba todas as últimas notícias e atualizações de entretenimento - sua melhor fonte de todas as coisas da cultura pop! De resenhas de filmes a notícias musicais, nós ajudamos você. Mantenha-se informado e nunca perca as últimas novidades do mundo do entretenimento. Por favor, siga-nos a qualquer momento!

© Reportagem diária do entretenimento brasileiro