Fethullah Gülen: líder religioso acusado de tramar golpe na Turquia em 2016 — Foto: Reprodução / redes sociais
GERADO EM: 21/10/2024 - 04:05
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A televisão pública turca TRT anunciou,nesta segunda-feira,a morte do pregador muçulmano Fethullah Gülen,que residia nos Estados Unidos,citando contas da rede social X e páginas próximas ao movimento que ele liderava.
Segundo a emissora,Gülen,a quem o governo turco acusava de ter orquestrado um golpe de Estado em julho de 2016,morreu "na noite passada no hospital para o qual havia sido transferido".
No poder até 2028: Erdogan é reeleito para mais um mandato de cinco anos,mantendo o controle da Turquia desde 2003Entenda: Como Erdogan usou a cultura e transformou o passado otomano em espetáculo para manter seu poder na Turquia
Sua página na web,Herkul,que afirma que Gülen morreu "em 20 de outubro",está proibida na Turquia.
Fethullah Gülen,inspirador do movimento homônimo,também chamado "Hizmet",residia na Pensilvânia,Estados Unidos,desde 1999. Ancara retirou sua cidadania turca em 2017.
Antigo aliado do movimento gulenista,o presidente turco Recep Tayyip Erdogan acusou o pregador de ser responsável pelo golpe de Estado fracassado de 15 de julho de 2016,que levou a centenas de prisões entre seus seguidores na Turquia.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro