Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira,uma das principais vias da Pavuna,está recebendo mais de 900 metros de rede de drenagem — Foto: Divulgação
A prefeitura do Rio,por meio da Fundação Rio-Águas,está acelerando as obras de drenagem em duas áreas prioritárias da Zona Norte: a Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira,na Pavuna,e o Rio das Pedras,em Rocha Miranda. Essas intervenções têm como objetivo aprimorar a infraestrutura e prevenir os alagamentos que frequentemente afetam essas regiões durante as chuvas mais intensas. As obras começaram em março deste ano e estão na fase final,com previsão de conclusão na primeira quinzena de novembro.
Denúncia: Árvores estão sendo cortadas ou podadas para garantir maior visibilidade a painéis publicitários,alertam moradoresInsegurança: Moradores temem escalada da violência após sequestro de nove ônibus no Itanhangá
Na Pavuna,a Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira,uma das principais vias do bairro,está recebendo mais de 900 metros de nova rede de drenagem. Além dela,as ruas do entorno estão sendo contempladas,garantindo maior eficácia no escoamento das águas pluviais.
A intervenção na Pavuna inclui a pavimentação de 4.900 metros quadrados de vias e a construção de 1.800 metros quadrados de passeios de concreto,visando não apenas a melhorar o sistema de drenagem,mas também as condições de mobilidade urbana para pedestres e motoristas.
Em Rocha Miranda,os esforços concentram-se na recuperação das margens do Rio das Pedras,com o intuito de evitar alagamentos. Os operários da obra,que está próxima da conclusão,já finalizaram a recuperação de trechos cruciais do rio. No total,mais de 290 metros de muro do canal estão sendo reestruturados com concreto. Ali está sendo aplicada a técnica de gabião,que envolve pedras em gaiolas de metal para garantir maior estabilidade às margens.
Os trechos beneficiados estão localizados nas proximidades da Travessa das Pedrinhas e da Rua Henrique Ferreira. Com a finalização da obra,espera-se que o escoamento das águas pluviais melhore significativamente,contribuindo para a prevenção de enchentes e proporcionando mais segurança aos moradores da região,como afirma o presidente da Fundação Rio-Águas,Wanderson Santos:
— Essas obras são intervenções importantes para a Zona Norte. Os trabalhos no Rio das Pedras recuperam trechos do canal que estavam cedendo e dificultavam o escoamento das águas. Atuamos recompondo o canal e assim mantendo o fluxo do rio. Já na Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira estamos atuando em uma das principais vias da Pavuna para reforçar a rede de drenagem e reduzir alagamentos. Essas obras ajudam a preparar os bairros para o período de chuvas mais intensas.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro