Mais de 10 mil pessoas foram afetadas pela erupção do Monte Lewotobi Laki-Laki,localizado na popular ilha turística de Flores — Foto: DEVI RAHMAN/AFP
GERADO EM: 04/11/2024 - 04:17
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Um vulcão no leste da Indonésia entrou em erupção durante a noite,matando pelo menos 10 pessoas ao lançar bolas de fogo e cinzas sobre as aldeias próximas,disseram autoridades nesta segunda-feira,ao elevarem o alerta para o nível mais alto.
'Capacidade esmagadora': Bombardeiro dos EUA faz manobra aérea com aliados em resposta a teste de míssil da Coreia do Norte; fotosMegaobra na China estaria afetando a rotação da Terra? Veja explicação científica
O Monte Lewotobi Laki-Laki,um vulcão gêmeo de 1.703 metros localizado na popular ilha turística de Flores,entrou em erupção pouco antes da meia-noite,forçando as autoridades a evacuar várias aldeias.
Moradores descreveram o horror quando a cratera começou a lançar rochas flamejantes em suas casas.
"Eu estava dormindo quando,de repente,a cama balançou duas vezes,como se alguém a tivesse batido. Então percebi que o vulcão havia entrado em erupção,então corri para fora",disse Hermanus Mite,um cabeleireiro de 32 anos.
"Vi chamas saindo e fugi imediatamente. Havia cinzas e pedras por toda parte. Meu salão também pegou fogo e tudo dentro foi perdido."
Abdul Muhari,porta-voz da agência de mitigação de desastres do país (BNPB),confirmou o número de mortos em uma coletiva de imprensa,acrescentando que 10.295 pessoas foram afetadas pelas erupções.
Ele disse que o número de evacuados ainda estava sendo calculado.
Um jornalista da AFP próximo ao vulcão informou que cinco aldeias foram evacuadas,forçando milhares de pessoas a buscar abrigo em outros lugares.
Edifícios próximos ao vulcão estavam cobertos por uma espessa camada de cinzas,enquanto algumas casas de madeira pegaram fogo,e o chão estava marcado por buracos causados por rochas derretidas que voaram.
A cratera entrou em erupção pouco antes da meia-noite e,novamente,às 1h27 (1727 GMT de domingo) e 2h48,informou a agência de vulcanologia do país.
A agência de vulcanologia elevou o nível de alerta ao mais alto e disse aos moradores e turistas que não realizassem atividades em um raio de sete quilômetros (4,3 milhas) da cratera.
"Houve um aumento significativo na atividade vulcânica no Monte Lewotobi Laki-Laki",disse em um comunicado de imprensa nesta segunda-feira.
A agência divulgou imagens que mostravam os telhados de casas desabados após serem atingidos por rochas vulcânicas e moradores abrigados em edifícios comunitários.
Moradores disseram que a erupção inicial foi mascarada pelas condições climáticas adversas.
"Não ouvimos nenhum sinal de alerta porque começou com trovões e relâmpagos",disse Petrus Muda Turan,chefe de uma aldeia na ilha de maioria católica,acrescentando que entre os mortos estavam um bebê e uma jovem freira.
"Após a meia-noite,as pessoas finalmente começaram a evacuar em pânico. Quando corremos,não sabíamos o que levar,então só levamos a nós mesmos."
As autoridades alertaram sobre o potencial de enchentes de lava induzidas pela chuva e aconselharam as pessoas a usarem máscaras para se protegerem das cinzas vulcânicas.
Abdul,da agência de desastres,disse que um aeroporto em Maumere,a segunda maior cidade de Flores,havia sido temporariamente fechado e uma central foi criada para que moradores pudessem relatar parentes desaparecidos.
Houve vários tremores e erupções no vulcão na semana passada,enviando colunas de cinzas entre 500 e 2 mil metros no céu por vários dias seguidos.
Laki-Laki,que significa "homem" em indonésio,é gêmeo de um vulcão mais calmo nomeado com a palavra indonésia para "mulher".
O monte teve várias erupções importantes em janeiro,levando as autoridades a evacuarem pelo menos 2 mil moradores.
A Indonésia,um vasto arquipélago,experimenta erupções frequentes devido à sua posição no "Anel de Fogo" do Pacífico,uma área de intensa atividade vulcânica e sísmica.
Em dezembro do ano passado,uma erupção em um dos vulcões mais ativos do país,o Monte Marapi,em Sumatra Ocidental,matou pelo menos 24 alpinistas,a maioria deles estudantes universitários.
E em maio,mais de 60 pessoas morreram após fortes chuvas arrastarem material vulcânico de Marapi para áreas residenciais,destruindo casas.
Naquele mês,o Monte Ruang,na província de North Sulawesi,entrou em erupção mais de meia dúzia.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro