O CineB Solar está de volta neste sábado, dia 23, reunindo muito humor e samba. Isso porque o longa "Mussum, o Filmis" (2023) ganhará as telas na comunidade Nossa Senhora da Salete, na Zona Norte de SP. A sessão começa às 19h, na Travessa Igarapé Progresso, 71.
Os convites para a exibição podem ser retirados com a Maria. A entrada é gratuita. De acordo com Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto, "Mussum, o Filmis" será exibido em diversas regiões durante o mês de abril.
"O CineB Solar veio para incentivar as pessoas a assistirem filmes brasileiros. Também buscamos possibilitar que a população tenha acesso à cultura, indo ao cinema de forma gratuita", destaca Cidálio.
Dirigida por Silvio Guindane e roteirizada por Paulo Cursino, a cinebiografia é baseada no livro "Mussum - Uma História de Humor e Samba", de Juliano Barreto. A obra mostra a trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum.
Interpretado pelo ator Ailton Graça, Mussum cresceu como um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta. Por conta dessa barreira social e também do racismo, ele precisou superar diversas adversidades até chegar ao estrelato com o quarteto "Os Trapalhões".
Ao longo do filme, o público conhece o caminho que levou Mussum a se tornar um dos humoristas mais famosos do Brasil. Além disso, a audiência é apresentada ao lado musical desse grande artista, que foi um dos fundadores do grupo "Os Originais do Samba".
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema que exibe filmes brasileiros (longas e curtas) em espaços comunitários e universidades de São Paulo, Osasco e região. Realizado pelo SP Bancários em parceria com a Brazucah Produções, desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em promoveu mais de 700 sessões gratuitas.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro