Exposição 'Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha',no Crab — Foto: Divulgação
GERADO EM: 22/08/2024 - 03:31
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
No ano em que marca o centenário de seu nascimento,a ceramista Izabel Mendes da Cunha,conhecida como Dona Izabel (1924-2014),é tema da exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha”. Inaugurada nesta quarta-feira (21) no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro,o Crab,a mostra reúne 300 obras em oito salões. Vinte e duas delas são bonecas moringas,as tradicionais cerâmicas desenvolvidas pela artesã no sertão mineiro que se tornaram sua marca.
Na Casa Roberto Marinho: Cristina Canale fala sobre mostras simultâneas: 'dois espelhos que se comunicam'Rio Gastronomia: de pratos de restaurantes premiados a quitutes de boteco: o que comer no evento
A partir desse mote,a casa celebra não só a arte da chamada “dama do barro”,mas também outros artesãos da região de Minas Gerais,como explica o curador Ricardo Lima.
— É uma homenagem a ela,a grande bonequeira do Vale,mas não só sobre ela,e sim sobre a arte popular produzida em várias comunidades no Vale do Jequitinhonha. É uma arte secular,mas que só a partir da década de 1970 explodiu,graças a incentivos de políticas públicas de apoio a artesanato. E a Dona Izabel foi uma das grandes personagens dessa história — conta.
Onde: Crab. Praça Tiradentes 69/71,Centro. Quando: Ter a sáb,das 10h às 17h. Até abril de 2025. Classificação: Livre.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro