Numa nota de imprensa ANPG,concessionária e reguladora do setor,refere que,em colaboração com a Sonangol Exploração e Produção,decidiu avançar com a aquisição de dados geológicos,num projeto que terá inicio em setembro deste ano,para um melhorar conhecimento geofísico e geológico dos referidos blocos.
Para isso contratou "um serviço especializado para a aquisição de dados gravimétricos,que compreende o estudo e análise de resíduos,e magnetométricos,que se refere ao grau de magnetização,nos Blocos Terrestres da Bacia do Kwanza,que abrange as províncias de Luanda,Malanje e Cuanza-Norte,nomeadamente os Blocos KON-11,KON-12 e KON-15.
O projeto será executado pelo consórcio Striped-Horse e Metatek,e "utiliza a tecnologia Airborne e FTG na recolha de dados fundamentais para a elaboração de mapas geofísicos de alta resolução",refere a nota,salientando que a primeira parte da empreitada compreende a recolha e processamento de dados,com uma duração de 45 dias.
Este trabalho vai ser efetuado com recurso a uma aeronave especializada,numa operação com menos impacto para o ambiente,garantem,sendo que os resultados finais do estudo vão ser entregues pelo consórcio no primeiro trimestre de 2025.
"Os dados adquiridos vão permitir identificar variações nas propriedades das rochas,indicando a presença de estruturas geológicas que possam conter petróleo e outros hidrocarbonetos,à luz da Estratégia de Exploração levada a cabo pela ANPG",destaca na nota.
Esta iniciativa é considera pela Agência "um avanço significativo no compromisso de mapear e compreender a geologia regional,para além de avaliar o potencial prospetivo dos Blocos operados (KON 11 e KON 12) e a ser operado (KON 15) pela Sonangol Exploração & Produção na Bacia Terrestre do Kwanza".
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro