Ferro-velho regularizado — Foto: Divulgação/ Detran RJ
Cinquenta empresas ligadas a desmontagem e venda de peças de veículos estão cadastradas no Estado e cinco mil peças automotivas à venda já estão etiquetadas e disponíveis aba Desmonte,no site do Detran.RJ. A fiscalização e regularização do comércio de peças e sucatas automotivas começaram em agosto do ano passado. Até o momento 82 ferros-velhos irregulares já foram interditados em 39 operações em todo o Estado. Mais de 150 motores irregulares oriundos de furtos e roubos foram apreendidos.
Coordenada pelo Detran.RJ,a força-tarefa que conta com a participação das polícias Civil e Militar,Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Fazenda,tem mapeado todos os cerca de 600 ferros-velhos do Estado para regularizar a comercialização de peças e carcaças de veículos.
Desde que a ação começou cerca de 350 empresas de desmontagem e comercialização de peças de automóveis estão juntando documentos e buscando o credenciamento junto ao Detran. As 50 empresas regularizadas são obrigadas a apresentar notas fiscais de tudo o que é comercializado e etiquetar as peças que podem ser consultadas no site do departamento.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro