
Neymar conversa com Ancelotti em treino da seleção neste domingo — Foto: CBF
GERADO EM: 22/06/2026 - 14:19
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Carlo Ancelotti vai relacionar Neymar para o jogo contra a Escócia e tem um plano para encaixar o camisa 10 na seleção brasileira. Segundo O GLOBO apurou,o treinador quer usar a partida como a fase final de tratamento do atacante,que está há mais de um mês sem jogar,após lesão na panturrilha direita.
A ideia do italiano é que Neymar seja utilizado por alguns minutos já em uma situação favorável da partida,uma vez que não entra em campo há mais de um mês. A preocupação é não colocá-lo para jogar para resolver um jogo,até por que não tem condições físicas e ritmo para atingir seu máximo.
Pelo sistema de jogo implementado por Ancelotti,a perspectiva é que Neymar atue como um falso nove,para não ter tantas atribuições de marcação. Neste momento,ele entraria ou na vaga de Matheus Cunha,centroavante que fecha espaços sem a bola,ou na de Paquetá.
O técnico da seleção,entretanto,já comentou que usaria Neymar como um reserva de Vini Jr ou Raphinha,quando ambos atuam por dentro,não pelos lados do campo.
- O Neymar tem que jogar por dentro do campo,não pode jogar por fora. Ele não vai jogar como extremo (ponta),vai jogar por dentro do campo,como atacante ou segundo atacante. É a posição que hoje jogaram o Vinicius e o Raphinha - explicou Ancelotti.
Neymar não joga há mais de um mês,depois de lesionar a panturrilha direita,e não entra em campo com a camisa do Brasil desde 2023. Desde o dia 27,quando se apresentou machucado à seleção,a CBF usou toda a estrutura disponível e seguiu os protocolos indicados para a recuperação plena.
O jogador se dedicou integralmente,seguindo todas as etapas até ficar 100% e ir a campo esta semana,enfim. Ontem,participou sem limitações de um treino com bola com o elenco. O trabalho de fortalecimento muscular foi o principal foco após o tratamento da lesão.
A CBF se preocupou que Neymar perdesse potência,força física,sob risco de atrofiamento e perda de capacidade física para disputar as partidas. Por isso,ao fim da recuperação,focou no trabalho de equilíbrio muscular,condicionamento físico e a gradativa readaptação ao treinamento com o grupo,onde Neymar participa de situações de jogo. Em função disso,médicos,preparadores físicos,fisiologistas e fisioterapeutas entendem que o camisa 10 está,sim,apto para entrar em campo.
Quem substituiu Raphinha?
A delegação viaja para Miami hoje,após o último treino em Nova Jersey. O técnico Carlo Ancelotti precisará encontrar um substituto para Raphinha,lesionado e desfalque para o próximo jogo. Luiz Henrique,Rayan,Endrick e Martinelli são alternativas.
Neste momento,Luiz Henrique larga na frente na disputa. O atacante tem por característica levar o jogo para o fundo do campo,e pelo sistema de jogo do Brasil e também o da Escócia,pode ser peça importante para furar o bloqueio do adversário.
Fora essa dúvida,a seleção tem força máxima disponível. Ancelotti não indicou a possibilidade de poupar jogadores por cartão amarelo,só por desgaste físico. Alisson,Danilo,Matheus Cunha,Bruno Guimarães,Gabriel Magalhães,Marquinhos e Casemiro fizeram trabalhos com menor carga na reapresentação,mas voltaram a campo normalmente e podem ser mantidos no time.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro