O show "Passarim – uma homenagem a Tom Jobim" promete uma experiência musical única, com releituras contemporâneas das músicas do icônico álbum "Passarim", de Tom Jobim. O quarteto formado por Tika, Kika, João Leão e Igor Caracas apresentará adaptações diferentes nesta sexta-feira (23), às 20h, no teatro do Sesc Piracicaba. Os ingressos já estão à venda, com preços acessíveis variando entre R$ 30,00 e R$ 10,00, e a classificação indicativa é para maiores de 16 anos.
A dedicação ao legado musical de Tom Jobim teve início em 2016, quando o quarteto realizou uma série de apresentações e produziu vídeos interpretando faixas do álbum "Passarim", que estava prestes a completar 30 anos desde seu lançamento em 2017. Esse álbum, último trabalho lançado pelo compositor em vida, em 1987, mescla hinos ecológicos com canções de amor, desafiando os limites entre o popular e o sinfônico. Entre as músicas de destaque do álbum estão "Luiza", "Anos Dourados", "Gabriela" e a faixa-título "Passarim".
"As releituras propostas pelo grupo buscam preservar os arranjos e harmonias originais, adaptando o grande coro da Nova Banda às quatro vozes do quarteto (duas femininas e duas masculinas), e traduzindo os temas orquestrais em sintetizadores, tudo enriquecido por efeitos psicodélicos. O violão é substituído pela guitarra elétrica e o fraseado inconfundível do piano de Jobim também é adaptado ao piano elétrico, trazendo elementos timbrísticos mais contemporâneos, inclusive na concepção da bateria e baixo”, contou o grupo em entrevista recente.
O show faz parte do projeto "Som de Sexta" do Sesc Piracicaba, que destaca tanto artistas emergentes quanto consagrados da música brasileira, que revisitam seu repertório com novos arranjos e formações.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro