Dois homens são assaltados e agredidos em Botafogo — Foto: Reprodução / redes sociais
GERADO EM: 24/09/2024 - 04:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O vídeo de um assalto divulgado em grupos de condomínios de Botafogo mostra o que os moradores estão enfrentando no bairro. Eram quase 2h de domingo,quando dois rapazes foram cercados por quatro bandidos em duas motos no início da Rua Real Grandeza,a menos de 300 metros do Palácio da Cidade. Dois dos criminosos desceram dos veículos — um deles armado —,exigiram os celulares das vítimas e,aparentemente,fizeram com que elas fornecessem as senhas. A abordagem foi violenta. Os jovens foram agredidos com tapas no rosto e um deles,derrubado no chão duas vezes. O ataque deixou quem vive no bairro ainda mais assustado.
Adolescente baleada na Maré é transferida para Minas; tia mostra marca de tiro em carro: 'Digam se não foi um milagre'Pelo menos um celular é furtado ou roubado a cada nove minutos no Estado do Rio; veja números
Os últimos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP),referentes a agosto,já apontavam para o avanço da violência na área da 10ª DP (Botafogo),que também engloba Humaitá e Urca. Foram 60 roubos de celular,um aumento de 185,7% em relação a agosto de 2023,quando ocorreram 21 casos. No estado,esse crime também subiu,mas num percentual menor,de 28%: foi de 1.408 para 1.809.
A escalada foi parecida nos roubos a transeunte. Nessa mesma comparação mensal,subiu de 35 para 85 na área de Botafogo,o que representa alta de 142,8%. A tendência foi na contramão do que aconteceu no estado como um todo,onde houve queda de 2%,de 2.633 para 2.585.
Homens são agredidos durante assalto em Botafogo
A mesma contradição foi observada nos furtos de celular. Em Botafogo,houve aumento de 36% (de 90 para 122),enquanto no estado foi registrada queda de 4% (de 2.918 para 2.797). Até quem passeia de bicicleta está assustado. Em agosto de 2023,a região da 10ª DP não tinha registrado nenhum roubo de bicicleta,mas no mês passado foram 17 — enquanto em todo o estado o número ficou em 44. Houve ainda 22 furtos de bicicleta na área,contra dez em agosto de 2023.
Em nota,a Polícia Militar diz que não houve acionamento do 2º BPM (Botafogo) para o roubo de domingo. E destacou que “a unidade vem trabalhando com a delegacia da área para localizar e prender os criminosos que atuam naquela região”. Acrescentou que criou um grupamento em motocicletas para coibir esse tipo de ataque.
Morador da Rua Mena Barreto,o estudante de direito Claudio Santoro,de 25 anos,também vai estar nas próximas estatísticas. Ele foi assaltado por dois homens numa moto no início deste mês no caminho do metrô para sua casa. Tomou uma coronhada na cabeça e precisou levar pontos. Os bandidos levaram sua mochila,onde estavam um notebook,um tablet e livros,além do celular e da carteira.
— É uma sensação horrível de impunidade e medo. Os bandidos atacam a qualquer hora e em qualquer lugar. São violentos e sem escrúpulos. Botafogo virou terra de ninguém — diz o universitário.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro