pesquisa rápida
Hoje:

Ministro da Economia anuncia fundo 'deep tech' de 100 milhões em Portugal

Nov 15, 2024 Música IDOPRESS

Pedro Reis discursava no palco principal da Web Summit,no dia em que aquela que é considerada a maior cimeira tecnológica do mundo termina.

 

"Caros amigos,tenho o prazer de anunciar aqui e hoje o compromisso do Governo português em criar um novo fundo 'deep tech' de 100 milhões de euros em Portugal,a fim de acelerar a vossa inovação tecnológica disruptiva com uma dotação pública de 50 milhões de euros e co-investimento com fundos institucionais adicionais para a participação restante do fundo",afirmou o ministro.

O novo fundo 'deep tech' (tecnologia altamente sofisticada) "será lançado o mais tardar no primeiro trimestre de 2025",avançou o ministro.

Além disso,"iremos também comprometer outros 10 milhões de euros em fundos de ignição e em 'vouchers' que serão concedidos às suas 'startups' que lidam com modelos 'deep tech' e sustentabilidade",com o objetivo de apoiar as candidaturas ao acelerador para 'deep tech' do European Innovation Council Accelerator for Deep Tech".

Posteriormente,em comunicado,foi detalhado que o Governo,"através do Ministério da Economia,vai lançar um programa de financiamento de projetos 'deep tech',o Deep2Start,no valor de 60,6 milhões de euros de financiamento público e com a capacidade de alavancar um investimento total de 110,6 milhões de euros".

Este programa,"que concretiza as medidas 15,16 e 17 do Programa Acelerar a Economia,visa promover o desenvolvimento de projetos 'deep tech' e de 'startups' com elevado potencial de inovação tecnológica disruptiva em Portugal".

Este programa - Deep2Start - é composto por duas iniciativas: "o novo Fundo Deep Tech,que contará com 50 milhões de euros de financiamento público e capacidade para mobilizar outros 50 milhões de euros de investidores privados".

Este "deverá também assegurar investimentos em setores estratégicos para a transição verde e energética",lê-se no comunicado.

"Este financiamento será canalizado através de parcerias,para assegurar a seleção adequada dos projetos 'deep tech' mais promissores em Portugal. Está neste momento em análise a definição de parcerias com o Banco Português de Fomento,a Portugal Ventures e o Fundo Europeu de Investimento",acrescenta.

Depois,há "10,6 milhões de euros de financiamento público adicional,distribuídos em articulação com a ANI,Portugal Ventures e Startup Portugal".

Este montante será direcionado para novos fundos de ignição que visam a transferência e valorização de conhecimento tecnológico e científico da academia para o ecossistema,bem como o apoio a 'start-ups' em estado inicial de financiamento; e 'vouchers' para apoiar a candidatura de projetos 'deep tech' ao European Innovation Council Accelerator,um programa da Comissão Europeia que apoia 'startups' e pequenas e médias empresas através de subvenções de capital,detalha.

"O programa Deep2Start vem juntar-se ao anúncio feito esta semana pelo Fundo Europeu de Investimento de disponibilização de 90 milhões de euros em fundos portugueses para acelerar o crescimento de 'start-ups' europeias,com foco também em 'deep tech' e cibersegurança",acrescenta.

[Notícia atualizada às 15h50]

Pesquisa rápida

Reportagem diária do entretenimento brasileiro:Receba todas as últimas notícias e atualizações de entretenimento - sua melhor fonte de todas as coisas da cultura pop! De resenhas de filmes a notícias musicais, nós ajudamos você. Mantenha-se informado e nunca perca as últimas novidades do mundo do entretenimento. Por favor, siga-nos a qualquer momento!

© Reportagem diária do entretenimento brasileiro