Obra do artista Michel Dias,cujo trabalho estará na exposição 'BioAnimus',no Parque Chico Mendes — Foto: Divulgação
GERADO EM: 27/11/2024 - 18:53
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Esculturas orgânicas compostas por elementos botânicos de diferentes espécies dos biomas brasileiros,incluindo galhos,troncos,frutos e sementes da Mata Atlântica,criadas por Michel Dias,fazem parte da mostra gratuita "BioAnimus",que entra em cartaz nesta quinta (28) no Parque Natural Municipal Chico Mendes e fica até 15 de dezembro. Além das obras,a exposição reúne fotografias,painéis informativos e um minidocumentário sobre o processo criativo do artista.
Rooftop no posto,café da manhã,novo japonês: Veja seis opções gastronômicas que acabam de chegar à Barra da TijucaAntes da Black Friday: Fiscalização encontra produtos vencidos e sem preço em shoppings da Barra
Michel comandará também visitas mediadas,para atender alunos da rede pública de ensino e crianças e jovens em vulnerabilidade social. Cada detalhe da mostra,explica,busca promover a sensibilização ambiental,fomentar uma relação de cuidado com a natureza,formar público e despertar na comunidade escolar um sentimento de pertencimento em relação ao Parque Chico Mendes.
O artista Michel Dias,autor do projeto "BioAnimus" — Foto: Divulgação
- O objetivo desse trabalho é fomentar essa aproximação do homem com a natureza,atuando nos três pilares: arte,ciência e educação. E com as esculturas orgânicas vejo que isso acontece em diferentes níveis de conexão,despertando uma relação de curiosidade,ancestralidade e criatividade com a obra - afirma o artista,também educador e bonequeiro.
"BioAnimus",termo que batiza a mostra,é o nome do projeto criado pelo artista em 2020,no início da pandemia de Covid-19,em Pedro do Rio,distrito de Petrópolis,quando começou a criar obras utilizando elementos da natureza e a realizar o estudo taxonômico das espécies utilizadas nelas. A vontade de compartilhar a intensa transformação do seu estado físico,mental e espiritual impulsionada pelo contato com a natureza deu frutos como o minidocumentário e a exposição que serão vistos no Chico Mendes. Rendeu também uma exposição permanente no Biocentro Gerdau Germinar,em Ouro Branco,Minas Gerais.
Michel Dias conduz uma visita mediada para crianças e adolescentes — Foto: Divulgação
A mostra foi contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e conta com a produção da Articulação Produções Artísticas e com o patrocínio da Vita Check-up Center. O Parque Chico Mendes,na Avenida Jarbas de Carvalho,679,no Recreio,fica aberto de terça a domingo,das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (21) 98786-9829.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro