
Diomande,atacante da Costa do Marfim,disputa a bola com o alemão Kimmich: jogo movimentado pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo — Foto: ALEXANDER HASSENSTEIN/Getty Images via AFP
GERADO EM: 26/06/2026 - 05:12
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A primeira derrota da Alemanha na Copa do Mundo provocou um raro desencontro de discursos dentro da seleção. Depois do revés por 2 a 1 para o Equador,que encerrou a campanha perfeita da fase de grupos,o capitão Joshua Kimmich fez uma avaliação crítica da atuação da equipe e contradisse,ainda que de forma indireta,o técnico Julian Nagelsmann.
O treinador se irritou ao ser questionado se a classificação antecipada para o mata-mata havia reduzido a intensidade da equipe. Kimmich,porém,admitiu que enxergou um adversário mais competitivo durante a partida.
— O que mais me incomodou foi ter a sensação de que o adversário queria vencer mais do que nós. Independentemente das circunstâncias,eles foram mais agressivos e jogaram mais pela vitória.
Na saída de campo,o volante voltou a destacar a superioridade equatoriana,especialmente após o intervalo.
— O Equador quis mais ganhar o jogo,principalmente no segundo tempo. Foi por isso que venceu. Eles mereceram.
As declarações contrastaram com o posicionamento de Nagelsmann,que rejeitou qualquer sugestão de acomodação por parte da Alemanha. Já garantida na liderança do grupo antes da rodada final,a equipe entrou em campo com mudanças na escalação,mas o treinador afirmou que o compromisso com a vitória permaneceu o mesmo.
Quem reforçou o discurso do comandante foi o goleiro Manuel Neuer.
— A pressão estava sobre o Equador. Nós já tínhamos garantido o primeiro lugar do grupo. Mesmo assim,era um jogo de Copa do Mundo e queríamos vencer. Não fizemos nossa melhor partida,mas não posso acusar ninguém de não ter dado tudo.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro