Os criminosos de moto logo após invadirem a garagem do prédio na Tijuca — Foto: Reprodução
A sensação de insegurança na Grande Tijuca,na Zona Norte,ganhou novos contornos neste final de semana após a região registrar mais um caso de assalto onde bandidos invadiram novamente a garagem de um prédio. Na madrugada do último sábado,moradores de um prédio na Rua Antônio Basílio,foram abordados por pelo menos quatro criminosos. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que os bandidos,que estavam em uma moto e um carro,invadiram a garagem do edifício e assaltaram um casal que desembarcava. O carro das vítimas foi levado.
Leia mais: Casal é preso transportando 17 mil munições para serem vendidas em Itaperuna,no Norte FluminenseEm agenda no Rio,Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'Melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'
O vídeo mostra o veículo das vítimas chegando e esperando o portão da garagem abrir. Nesse momento,uma motocicleta com dois bandidos avança pela calçada do edifício e entra na garagem. Em seguida,outros dois criminosos saem do carro e entram no estacionamento também,completando a ação.
Em nota,a Polícia Civil informa que a investigação do caso está em andamento na 19ª DP (Tijuca). Os agentes solicitaram imagens de câmera de segurança do local e realizam outras diligências para esclarecer todos os fatos e identificar a autoria do crime.
O caso aconteceu uma semana depois de outro casal ter sido assaltado ao entrar na garagem do edifício onde moram,na mesma rua,por criminosos em uma moto. É possível ver os bandidos passando pela calçada em frente ao edifício em alta velocidade e aproveitando a garagem aberta — um BMW havia acabado de entrar no espaço. Momentos depois,um deles sai com a moto e o outro ao volante do automóvel roubado.
Outro trecho mostra a movimentação dentro da garagem. Os bandidos saltam da moto e rendem as vítimas — um homem e uma mulher. Eles pegam pertences do casal. Num determinado momento,um barulho assusta os criminosos e um deles aponta uma arma em direção à entrada da garagem. Depois,volta para perto do carro. Os criminosos fogem em seguida. As vítimas assistem à fuga sem esboçar reação.
O carro foi recuperado pelo 6º BPM (Tijuca) na Rua Urbano Duarte,a cerca de dois quilômetros do local do assalto,no mesmo dia em que ele aconteceu. O caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca). Segundo a Polícia Civil,a equipe da delegacia faz diligências para identificar os bandidos.
Bandidos de moto invadem prédio na Tijuca e roubam BMW
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) comprovam o que dizem os moradores sobre o aumento de crimes como roubos e furtos na Tijuca. De janeiro a abril de 2023 foram 850 casos de furto registrados na 19ª DP. Este ano,já são 1.033 crimes no mesmo período — o aumento é de 21,5%.
Também entre janeiro e abril de 2023,foram registrados 323 roubos na área da delegacia da Tijuca. Nesse mesmo intervalo este ano,foram 461 casos,o que representa um aumento de 42,7%.
Responsável pelo policiamento nas ruas,a Polícia Militar afirmou que o 6º BPM está "atento à movimentação de criminosos na região" e realizando "ações para coibir esse tipo de crime". A íntegra da nota da corporação:
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o comando do 6° BPM (Tijuca) está atento à movimentação de criminosos na região,inclusive realizando ações para coibir esse tipo de crime. Vale destacar que a unidade está readequando a estratégia de policiamento no perímetro,empregando viaturas e motopatrulhas para coibir tais práticas criminosas,inclusive mantendo viaturas baseadas na região.
O 6° BPM vem empregando efetivo estrategicamente de acordo com os dados apontados pela mancha criminal. A Freguesia conta com policiamento ostensivo realizado por radiopatrulhas e com o reforço de equipes através do Regime Adicional de Serviço (RAS) e militares do programa Segurança Presente.
Ainda como parte de sua estratégia de atuação,o comando do 6°BPM realiza,frequentemente,ações de revistas e abordagens,além de diversas ações que visam coibir o cometimento de crimes,incluindo os roubos e furtos de automóveis .
Vale frisar que a SEPM sempre ressalta a importância do acionamento de nossas equipes para casos imediatos através de nossa Central 190 e do App RJ 190,assim como a importância dos registros dos crimes nas delegacias,o que proporciona um direcionamento das análises das manchas criminais locais mais preciso e efetivo".
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro