Fonte oficial da empresa disse à Lusa que estes vagões irão circular em Portugal e Espanha.
"Os vagões têm um valor total aproximado de 17,5 milhões de euros e as oito locomotivas um valor de cerca de 42 milhões de euros",referiu.
Num comunicado,a Medway indicou que "acaba de receber os primeiros 20 novos vagões porta-contentores,de um total de 113,que irão operar na Península Ibérica".
A empresa portuguesa,que opera também em Espanha,explicou que recebeu "através da sua sucursal espanhola,uma subvenção do Ministério espanhol do Transporte e Mobilidade Sustentável,no âmbito do Plano de Recuperação,Transformação e Resiliência,financiado pela União Europeia - NextGenerationEU,para desenvolver projetos na área do transporte ferroviário de mercadorias".
O financiamento permite "a modernização dos equipamentos ferroviários de transporte de mercadorias e renovar e adequar os vagões para o transporte de mercadorias,com o objetivo de contribuir para o aumento da quota ferroviária".
Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito da estratégia 'Mercancías 30',de Espanha,"que visa promover o transporte ferroviário de mercadorias como espinha dorsal das cadeias logísticas multimodais,de forma a alcançar,também,as metas de descarbonização e sustentabilidade dos transportes",referiu a Medway.
Estes vagões permitem "aumentar a capacidade de serviço do transporte de mercadorias,melhorar a operacionalidade" e obter melhores ligações transfronteiriças,além de "favorecer o desenvolvimento de transportes sustentáveis e menos poluentes e aumentar a conectividade,fiabilidade e segurança do transporte de mercadorias",indicou.
A Medway disse ainda que,paralelamente,e "também subsidiado por fundos europeus Next Generation através do Ministério dos Transportes espanhol,está em curso o fabrico de oito locomotivas Stadler Euro6000",que serão entregues à empresa "antes de dezembro de 2025,e que estarão aptas para circular em bitola europeia".
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro