pesquisa rápida
Hoje:

Com mais de 30 toneladas de material recolhidas só este ano, Niterói estuda reforçar Operação Fio Zero

Oct 28, 2024 News IDOPRESS

Funcionário da Seconser retira fiação de postes desativados no Barreto — Foto: Divulgação

Após um pedido feito pelo vereador Renato Cariello (PDT),a prefeitura de Niterói estuda ampliar a Operação Fio Zero,iniciativa que já retirou mais de 30 toneladas de fios inutilizados de operadoras de telecomunicações em diversas localidades da cidade este ano. A ação,coordenada pela Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser),tem como objetivo melhorar a segurança e a acessibilidade e reduzir a poluição visual provocada pelo excesso de cabos aéreos.

Instituto de Educação: Abaixo-assinado se opõe a projeto de lei que transforma unidade estadual em escola cívico-militarTempo limitado: Shein vai abrir loja temporária em Jacarepaguá; veja dicas para as compras

Em ofício enviado ao Executivo,Cariello solicitou que o programa seja expandido,destacando a necessidade de garantir mais organização urbana e combater o furto de cabos,que representa um risco à segurança da população.

— Solicitamos a ampliação do programa para garantir mais segurança e organização nas nossas ruas. Além de melhorar a estética urbana,essa ação é fundamental para inibir o furto de cabos por pessoas em situação de vulnerabilidade,trazendo mais tranquilidade para a população— afirma o vereador.

Ainda de acordo com o parlamentar,durante ação realizada semana passada no Barreto,além da remoção dos fios obsoletos,seis postes que estavam sem uso também foram retirados.

— Esses postes,que há tempos se encontravam abandonados,representam riscos para pedestres e motoristas,além de contribuírem para a desordem visual do bairro — explica.

Em nota,a prefeitura afirmou ainda que a operação,que já passou por bairros como Santa Rosa,Cubango,Ponta d’Areia e Maria Paula,conta com equipes especializadas que realizam diariamente a remoção dos fios. “As demandas da população podem ser enviadas através da plataforma Colab,disponível para Android e iOS”,informa a nota.

Medo em Santa Rosa

Em setembro deste ano,moradores e comerciantes das ruas Newton Prado e Américo Oberlander e da Travessa Professor Damas Ortiz,em Santa Rosa,mostraram preocupação com o aumento de furtos e delitos na região. Entre outubro de 2023 e setembro de 2024,foram registrados no local diversos incidentes,especialmente envolvendo a queima de fios e cabeamentos subterrâneos. As testemunhas dizem que os suspeitos fazem no lugar uma espécie de garimpo urbano,atrás de cobre.

Uma reunião foi realizada em maio de 2024 entre os moradores e o coordenador da Operação Segurança Presente de Niterói para discutir soluções. Os participantes expressaram preocupação com o aumento da criminalidade e destacaram que a área tem sido alvo frequente de moradores em situação de rua e usuários de drogas,o que contribui para a sensação de insegurança.

Pesquisa rápida

Reportagem diária do entretenimento brasileiro:Receba todas as últimas notícias e atualizações de entretenimento - sua melhor fonte de todas as coisas da cultura pop! De resenhas de filmes a notícias musicais, nós ajudamos você. Mantenha-se informado e nunca perca as últimas novidades do mundo do entretenimento. Por favor, siga-nos a qualquer momento!

© Reportagem diária do entretenimento brasileiro