Sedcon e Procon-RJ alertam sobre sites fraudulentos na Black Friday — Foto: Procon-RJ
GERADO EM: 28/11/2024 - 13:08
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Chegou a tão esperada Black Friday 2024,que pode ser uma ótima oportunidade para economizar antecipando compras de Natal. No entanto,diante das ofertas on-line de hoje,é preciso redobrar a atenção para escapar de golpes e fraudes.
A Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Sedcon) e o Procon-RJ divulgaram uma lista com 264 sites não confiáveis para orientar consumidores que desejam aproveitar as ofertas on-line de forma segura. Consulte a listagem.
Como escapar da 'Black Fraude'? Veja produtos que subiram de preço pouco antes da Black FridayQuer trocar de celular na Black Friday 2024? Veja as ofertas em smartphones
As lojas on-line que estão na lista do Procon-RJ foram notificadas pelo órgão,que tentou contato para checar a a confiabilidade dos endereços. No entanto,eles não responderam ou não foram encontrados,podendo ser lojas on-line falsas.
— Antes de realizar uma compra,é importante que o consumidor faça pesquisas sobre a reputação do site. Existem diversas ferramentas disponíveis na internet para que isso seja feito — informa Marcelo Barboza,presidente do Procon-RJ.
A autarquia ainda alerta que alguns sites notificados estão fora do ar,mas podem voltar a qualquer momento,enquanto outros seguem operando normalmente. Eles podem aparecer em mecanismos de busca e redes sociais com falsos,porém atraentes,ofertas e descontos.
Além de consultar a lista de sites não confiáveis,a Sedcon e o Procon-RJ orientam os consumidores a seguirem algumas precauções ao comprar on-line:
Verifique a reputação do site: Consulte portais de reclamação como o consumidor.gov.br,e confira se o site apresenta informações claras sobre a empresa,tipo CNPJ,endereço e telefone. Confirme a segurança do site: Procure pelo cadeado "HTTPS" na barra de endereços. Fique atento a URLs que imitam grandes marcas com pequenas alterações. Desconfie de ofertas muito baixas: Descontos extremamente fora do padrão podem indicar golpes. Evite compras em redes públicas: Não compre em lan houses,cybercafés ou locais públicos,onde sua segurança pode ser comprometida. Nunca envie cópias de documentos: Não forneça documentos durante o processo de compra,mesmo que solicitado pelo vendedor. Escolha meios de pagamento mais seguros: Prefira o cartão de crédito,que oferece proteção em caso de problemas como não entrega ou cobrança indevida.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer denúncias sobre fraudes pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro