Rio de Janeiro é um dos municípios mais ameaçados do país — Foto: Gabriel de Paiva /Agência O Globo
GERADO EM: 29/06/2024 - 04:01
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O aumento do nível do mar,decorrente da emergência climática,pode afetar cerca de 2 milhões de brasileiros nos próximos anos,de acordo com uma pesquisa publicada pelo Climate Central. Segundo o estudo,se o mar continuar a subir,ele deve ameaçar principalmente as capitais de Rio de Janeiro,Fortaleza,Salvador,Recife,São Luís,Aracaju,João Pessoa,Natal e Maceió.
Assista: Elefante esmaga treinador até a morte após ser agredido com vara de bambu,na Índia; imagens fortesPeeling de fenol: mulher morta sob suspeita de uso da substância teria aplicado procedimento sozinha
Outras capitais,como Florianópolis,Porto Alegre e Vitória também veriam alterações menos severas. Além disso,cidades como Santos,no litoral paulista,toda a extensão do litoral nordestino,e municípios nos arredores da divisa entre Amapá e Pará também seriam extremamente afetados.
Um mapa interativo criado pela plataforma mostra as áreas afetadas de cada município,caso o mar avance entre um e dez metros acima do nível da maré. Os sete municípios brasileiros fazem parte de um grupo de 100 cidades,de 39 países,que podem ser inundadas pelo mar nas próximas décadas. Em todo o mundo,são 800 milhões de pessoas possivelmente afetadas.
Os dados foram apurados pela ONG com base em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC,na sigla em inglês) para o mapeamento. Na média global,o nível do mar já subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos. A estimativa é que o índice possa chegar a 80 cm no ano de 2100.
Já uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) indica que,no estado,o mar já subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos,e estima-se que,até 2050,a elevação acumulada pode alcançar 36 cm.
Rio de Janeiro
Áreas afetadas no Rio de Janeiro — Foto: Climate Central
Fortaleza
Áreas afetadas em Fortaleza — Foto: Climate Central
Salvador
Áreas afetadas em Salvador — Foto: Climate Central
Recife
Áreas afetadas no Recife — Foto: Climate Central
Maceió
Áreas afetadas em Maceió — Foto: Climate Central
Aracaju
Áreas afetadas em Aracaju — Foto: Climate Central
Natal
Áreas afetadas em Natal — Foto: Climate Central
São Luís
Áreas afetadas em São Luís — Foto: Climate Central
João Pessoa
Áreas afetadas em João Pessoa — Foto: Climate Central
Algumas cidades do Brasil e do mundo têm adotado medidas para se adaptar às mudanças climáticas,a fim de reduzir os danos causados pelo já inevitável aumento do nível do mar.
No Rio de Janeiro,a Nasa foi escolhida,por meio de uma parceria,como responsável pelo monitoramento do nível do mar. Em Recife,famílias têm sido removidas de áreas de risco. Já em Fortaleza,a construção de um lago subterrâneo para conter o avanço da água é um dos projetos para o futuro.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro