Réplica moderna de uma sandália romana,chamada cáliga,com sola pregada — Foto: Marcus Regel/Mareg.net
Uma equipe de arqueólogos encontrou vestígios bem conservados de uma sandália romana com pregos datada entre 60 e 130 d.C. em Oberstimm,na Alemanha. O artefato foi descoberto no território de um antigo forte militar romano na região,e foi levado para análise ao Escritório Estadual da Baviera para Proteção de Monumentos (BLfD),onde foram realizados exames de raios-X que confirmaram a origem.
Tráfico humano,armas,apagão: entenda caso de menino desaparecido na Argentina; amigos de avó são suspeitos'Ele manteve distância': aventureiro que ficou perdido por 10 dias em floresta nos EUA teve encontro com leão da montanha
O calçado,conhecido como "cáliga",tinha pregos de ferro na sola provavelmente pertencia a um adulto. A sandália era parte do uniforme de soldados durante o Império Romano. Além de fixar a sola de couro,os pregos tinham a função de conferir estabilidade e aderência ao sapato para caminhar em terrenos acidentados,como uma chuteira moderna.
No território do forte militar também foram descobertos incluindo cerâmica romana típica como terra Sigillata,restos de alimentos,ferramentas e componentes de vestuário. Segundo a especialista do BLfD Amira Adaileh,os exemplares revelam que "práticas,estilos de vida e vestimentas que romanos levaram para a Baviera foram adotados pelas pessoas locais".
Foto da descoberta da sola do sapato romano no seu estado original. — Foto: Reprodução/BDfL
A suspeita inicial,era de que os pregos de ferro tratavam-se de restos de uma foice,mas exames de raios-X nas oficinas do BLfD revelaram que se tratava do sapato. Os vestígios foram encaminhados ao laboratório da instituição para evitar deterioração.
"Descobertas surpreendentes como a sola de sapato de Oberstimm frequentemente demonstram que valiosas informações são coletadas mesmo após a conclusão das escavações arqueológicas. Isso sublinha o trabalho inestimável de nossos restauradores",afirmou Mathias Pfeil,Conservador-Geral do BLfD.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro