Ataque hacker — Foto: Pixabay
Diversos países reportaram problemas técnicos que afetaram redes de televisão nacionais,aeroportos internacionais,operadoras ferroviárias,bolsas de valores e outros serviços nesta sexta-feira. A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália anunciou que várias empresas foram afetadas por um "apagão técnico em larga escala". Companhias nos Estados Unidos,Espanha,Reino Unido,Nova Zelândia,Índia,e Holanda também reportaram dificuldade.
Leia: Grande doador do Partido Republicano é o comprador de fóssil de dinossauro de R$ 240 milhões,o mais caro já leiloado'Dê chance à paz': homem que tentou matar ex-presidente Reagan fala sobre atentado contra Trump
Segundo a Associated Press,usuários da Microsoft ao redor do mundo estão sendo afetados pelo apagão. O escritório do coordenador nacional de cibersegurança da Austrália declarou em um comunicado que o "apagão em larga escala está relacionado a um problema técnico com uma plataforma de software de terceiros,utilizada pelas empresas afetadas".
Grandes companhias aéreas dos EUA,incluindo Delta,United e American Airlines,suspenderam todos os voos na manhã de sexta-feira,segundo a Administração Federal de Aviação (FAA). "Todos os... voos,independentemente do destino" foram suspensos devido aos "problemas de comunicação",disse a FAA em um aviso às companhias aéreas.
Na Alemanha,o aeroporto de Berlim Brandenburg teve voos suspensos na manhã desta sexta-feira devido a um "problema técnico". À AFP,uma porta-voz disse que "há atrasos no check-in e as operações de voo tiveram que ser canceladas". Ela acrescentou que não poderia dizer quando seriam retomadas.
Já no Reino Unido,a maior operadora ferroviária do país enfrenta problemas informáticos "generalizados" que podem causar cancelamentos de última hora."Estamos enfrentando problemas informáticos em toda a nossa rede",escreveram as quatro companhias ferroviárias do grupo Govia Thameslink Railway na rede social X.
Aeroportos na Espanha,Holanda,Índia e França também foram afetados pela falha informática global.
Com AFP.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro