"Em setembro de 2024,o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 8,9% face a setembro de 2023 (após uma variação de 4,3% em agosto) e um crescimento das importações de 6,9% (após uma variação de 8,4% em agosto)",refere o banco central.
Registou-se,assim,uma aceleração nas exportações de viagens em turismo em setembro,mas uma desaceleração nas importações.
As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga,tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos),como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).
De acordo com o banco central,"esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação,predominantemente de cartões bancários,e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat".
O BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 29 de novembro.
Em 18 de outubro,dados do Banco de Portugal,deram conta que de janeiro a agosto as receitas turísticas,ou seja,as despesas dos turistas estrangeiros no âmbito de uma viagem ou estadia em Portugal,já totalizam 19,1 mil milhões de euros,o que compara com 17,5 mil milhões registados no período homólogo.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro