Filipe Luís fala com jogadores antes de iniciar atividade — Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo
GERADO EM: 26/11/2024 - 00:53
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O técnico Filipe Luís não se dá por satisfeito mesmo com a primeira volta olímpica à frente do Flamengo. Apesar de chances remotas de título brasileiro em um ano teoricamente já resolvido,o comandante faz questão de reforçar publicamente o desejo de manter a sede por vitórias no elenco. Após o triunfo sobre o Cuiabá,o confronto direto com o Fortaleza,hoje,às 20h,no Castelão,indica que ele precisará de mais esforços para colocar o discurso novamente em prática.
Veja: Flamengo e prefeitura assinam termo de compromisso para viabilizar construção do estádioBlog: Flamengo iniciará 2025 com apenas R$ 3 milhões em caixa,indica novo orçamento
— Eu posso me denominar um treinador sem memória. Não tenho museu em casa,não tenho lugar para memórias. Gosto de apagar e ir para o próximo. E os jogadores que quiserem vir comigo vão entender que eu sou agradecido,que há gratidão pelo que aconteceu até agora,mas ficou para trás — ressaltou Filipe Luís.
Com dois pontos a mais que o rubro-negro,o Fortaleza tem a melhor campanha como mandante do Brasileirão e ainda segue vivo na briga pela conquista nacional. Do outro lado,o time de Filipe Luís é o terceiro melhor visitante do campeonato,o que indica um jogo parelho na ponta da tabela.
Em ascensão sob o comando do treinador,o Flamengo conta com o retorno de Gabigol,que ficou fora dos relacionados desde que anunciou a saída do clube logo após o título da Copa do Brasil,e mais sete reforços. Gerson,Léo Ortiz,Plata e Varela estão disponíveis depois de representarem suas respectivas seleções na Data Fifa. De La Cruz,David Luiz — recuperado de gripe — e Carlinhos saíram do departamento médico. Por outro lado,Evertton Araújo e Fabrício cumprem suspensão.
Filipe Luís já viu de perto,na época de jogador,a importância do desempenho na reta final do Brasileiro. Em 2022,um dos motivos que levaram à demissão de Dorival Júnior,que conquistou Libertadores e Copa do Brasil,foi a queda de rendimento nas rodadas finais do campeonato,segundo a avaliação da diretoria.
De acordo com a ferramenta da Bola de Cristal,o rubro-negro não chega a 1% de chance de título brasileiro,enquanto o líder Palmeiras e o vice Botafogo têm 64% e 33%,respectivamente,de chances. Apesar da matemática pesar contra no momento,Filipe Luís pode mostrar que a autodenominação de “treinador sem memória” está longe de ser em vão.
Em caso de vitória sobre o Fortaleza,o Flamengo alcança a terceira posição,hoje ocupada pelo Internacional,que é o próximo adversário na 36ª rodada,em jogo marcado para domingo,no Maracanã. Até aqui,as declarações de Filipe Luís estão surtindo efeito dentro de campo. A ver justamente na casa do melhor mandante do Brasileiro.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro