Lanette e Johan Cranen,ambos com 55 anos — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Enquanto o mundo enfrenta uma escalada nos preços de aluguéis e custo de vida,um casal de americanos resolveu romper com a rotina de terra firme. Lanette e Johan Canen,ambos com 55 anos,tomaram uma decisão radical: viver os próximos 15 anos em um cruzeiro ao redor do mundo. Eles embarcaram há seis meses no Villa Vie Odyssey,navio de luxo com estilo residencial,e não pretendem mais voltar à vida tradicional.
Homem vive há mais de 20 anos dentro da fuselagem de um avião Boeing; veja como é por dentroMenina encontra amuleto egípcio de mais de 3 mil anos durante passeio em família em Israel; vídeo
— Foi óbvio para nós viver a aposentadoria no navio interminável Villa Vie Odyssey — contou o casal,que morava no Havaí há uma década e acreditava que encerraria a vida ali mesmo,de acordo com o jornal inglês Daily Mail.
O cruzeiro percorre 425 portos em 147 países ao longo de três anos e meio,com a possibilidade de garantir uma cabine fixa por até 15 anos. Lanette e Johan embarcaram após uma viagem de férias que mudou suas perspectivas.
— Achávamos que morreríamos felizes no Havaí — disseram. — Mas depois do cruzeiro,encontramos o Odyssey e ficamos fisgados.
Para embarcar nessa nova vida,eles venderam o negócio de aluguel de carros que possuíam.
— Tínhamos um negócio de aluguel de carros que vendemos para poder pagar nossa cabana — disse Johan ao Mail Online. — As pessoas acham que somos ultra-ricos por poder fazer isso,mas é mais barato do que nosso aluguel e custo de vida no Havaí. Isso é para pessoas normais.
O custo da estadia com tudo incluso — refeições,bebidas,Wi-Fi e serviço de limpeza duas vezes por semana — é de £ 2.716 por mês na opção mais econômica. Se o quarto for dividido,o valor cai para £ 1.403 por pessoa,o que,segundo o casal,é comparável ao custo médio de aluguel em Londres.
— Com os aluguéis subindo no mundo todo,esse será o novo estilo de vida — afirmou Lanette. — Este é o futuro,especialmente com o trabalho em casa — completou Johan.
O casal já passou por 25 países,incluindo Espanha,Portugal,Gibraltar,Irlanda do Norte e países da América do Sul. Atualmente estão no Caribe. Ao contrário dos cruzeiros tradicionais,o Odyssey permite estadias de até quatro dias em cada porto. Um dos atrativos é a possibilidade de receber amigos e familiares por até 28 dias a bordo,sem custos adicionais e com quarto próprio. O casal teve como destino favorito as Ilhas Galápagos.
— Vimos iguanas marinhas e cavalos-marinhos do tamanho da minha mão — contou. — Amamos a natureza e coisas únicas. A diversidade da vida marinha é totalmente diferente de qualquer coisa no mundo. Nós podemos ir a lugares dos quais nunca ouvimos falar,que são tão únicos e legais. Eles não estão na sua lista de desejos até que você vá lá!
Mas nem tudo são flores. O clima pode atrapalhar os planos de visita a determinados destinos.
— Nós realmente queríamos ir para as Ilhas Malvinas,mas o tempo estava tão ruim que eles tiveram que fechar o porto.
Além disso,a logística em alguns portos pode dificultar o abastecimento da cozinha do navio.
— Em alguns portos pode ser difícil para o barco encontrar certos itens alimentares para o menu e garantir que todos fiquem satisfeitos.
Viver no mar também traz mudanças físicas,relatam.
— Às vezes me sinto instável,nos primeiros passos você sempre tem que se ajustar,mas isso não me incomoda — disse Johan sobre a sensação de desequilíbrio ao voltar à terra firme.
© Reportagem diária do entretenimento brasileiro